Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, janeiro 22, 2006

746. Presidenciais 2006: Análise ao papel de José Sócrates nesta eleição



O gabinete do Primeiro Ministro lançou um comunicado. José Sócrates não sabia que Manuel Alegre estava a discursar. Lamentável...

Mesmo assim não embarco nas teorias de que José Sócrates planeou a eleição de Cavaco Silva!

A percentagem de Cavaco Silva pode ajudar na teoria que o Governo Sócrates possa ter possibilitado uma vitória mais fácil de Cavaco Silva. A impopularidade deste Governo também ajuda a compreender a derrota avassaladora de Mário Soares. Mas não acredito que tenha sido voluntária essa mão que Sócrates acabou por dar à candidatura de Cavaco uma vez que isso também aconteceu nas autárquicas. O estilo de José Sócrates - mais centrado nas suas responsabilidades como Primeiro Ministro do que nas suas responsabilidades de Secretário Geral do PS - ajuda-me a ter uma maior esperança quanto ao futuro.

As inaugurações nas Autárquicas foram feitas após as eleições e o recente aumento dos combustíveis na última semana da campanha para as Presidenciais. Há quem diga que é tacticismo político e que Sócrates queria acabar com a influência da ala mais à esquerda do PS. Acho sinceramente que não e que o seu sentido de Estado fez com que não estivesse à espera do período de três anos e meio sem eleições para começar a reformar Portugal.

Agora herda um partido cuja ala esquerda ganhou força com a candidatura de Manuel Alegre. Espero que continue o seu rumo com convicção mas que não despreze os sinais do seu próprio partido. E não acho impossível reformar Portugal com um maior sentido dos problemas sociais tão caros à esquerda.

Technorati Tags: , ,