Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

segunda-feira, novembro 29, 2004

(244) Viagem a Madrid: Álbum de Fotos (2)

4. Madrid



A minha estadia em Madrid foi curta! O trânsito em Madrid é caótico muito por culpa da condução agressiva dos Madrilenos. Chega mesmo a ser assustador!



Queria destacar a visita ao Museu do Prado. Vi obras que já conhecia mas que nunca tinha tido a oportunidade de apreciar no local. Vou só destacar algumas obras e artistas.

El Greco usa um estilo carregado e pinta sobretudo temas religiosos. A colecção deste artista no Prado é impressionante. Mas foi Goya que apreciei mais, não tanto a sua fase de retratos mas mais a sua fase de pinturas negras. Goya capta a degradação do ser humano, cujas feições se alteram tornando-se animalescas. Destaco "El Gran Cabrón", "El Coloso" (quadro aqui reproduzido que tem na radiografia, a título de curiosidade, o "Coloso" de frente) e "Saturno". Da sua fase anterior detaco "La Maja vestida", "La Maja Desnuda", "San Juan Bautista ninõ en el desierto" e "Cristo Crucificado".




Destaco ainda a colecção de Velázquez (que "Las Meninas", "Cristo Crucificado" e "Los Borrachos o El Trinfo de Baco" são um bom exemplo da sua arte), Rubens ("Las tres Gracias") e Caravaggio ("David, vencedor de Goliat").