Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

segunda-feira, novembro 29, 2004

(243) Viagem a Madrid: Álbum de Fotos

1. Salamanca



Cidade Medieval com duas catedrais. Toda a cidade é imponente com construções titânicas de pedra mas muitas vezes com as riquezas já espoliadas.


2. Ávila



Em Ávila tive a sorte de ver, na catedral, a exposição temporária "Testigos", incluída na exposição "Las Edades del Hombre". Aliada à beleza da catedral (destaco os vitrais) vi uma exposição de Arte Sacra, a melhor que já vi. Incluia obras de Goya e El Greco e uma reprodução da Pietá.


3. Toledo



A Catedral de Toledo encontrava-se em remodelação. Perto da Capela de Santo Ildefonso vi um altar em mármore que alongava-se até ao tecto a receber luz duma abóboda cheia de frescos do lado oposto. Senti dificuldade em ter que abandonar o local, com medo de nunca mais ver tamanha beleza. Tratava-se do El Transparente (1732), obra barroca de Narciso Tomé.

Vi ainda em Toledo a Casa Museu de El Greco e a Igreja de Santo Tomé, que continha a famosa obra de El Greco, El Entierro del Señor de Orgaz.