Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, maio 24, 2005

(424) António Guterres – 10º Alto Comissário da ONU para os Refugiados



Fico satisfeito por António Guterres ser o novo Alto Comissário da ONU para os Refugiados. Mas este estado de satisfação não tem nada a ver com a ideia de que é uma grande conquista nacional ter portugueses em altos cargos e que isso pode trazer vantagens ao país. Não tem cabimento e revela uma mentalidade provinciana. Um desses exemplos é Durão Barroso que obviamente (e bem!) é neutro em relação em Portugal e está a desempenhar o cargo com enormes dificuldades porque não tem o perfil adequado, na minha opinião, para a função que foi nomeado (em breve vamos ver se é assim ou não). Como acredito nas potencialidades de organizações como a ONU e a UE não me importo com a nacionalidade dos seus membros integrantes mas sim com a sua capacidade para desempenharem a função.

Eu estou satisfeito porque acho que Guterres tem o perfil ideal para este cargo porque é de carácter maioritariamente humanitário e diplomático. A acção diplomática de Guterres em Timor Leste (em parceria com Jaime Gama), a sua vocação humanitária e a sua experiência como Presidente da Internacional Socialista deixaram-me uma impressão extremamente positiva superando a imagem com que fiquei dele como Primeiro Ministro. A grande dúvida que continua a pairar no ar é que futuro vai ter a ONU e de que forma esta vai ser reformada. Aguardo com grande expectativa o desenvolvimento da reforma desta instituição.

Com a eleição de Guterres o caminho presidencial fica mais desimpedido para Cavaco. Mas continuo com a forte percepção que, na esquerda e na direita, há indivíduos com perfil mais adequado para Presidente da República. Volto a perguntar que características pessoais este político tecnocrata e pouco talhado para mediar tem para o cargo? Consigo imaginar Cavaco no Banco de Portugal, no FMI, no BCE mas como Presidente confesso que não. Mas parece que a Imprensa já tomou a decisão. E vou continuar a exigir que na sociedade portuguesa surjam pessoas com coragem para desmontar os homens providenciais e combater os profetas da desgraça deste país.