Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sábado, maio 21, 2005

(416) Saddam no Big Brother

O jornal "The Sun" divulgou fotografias de Saddam Hussein em roupa interior dobrando as suas calças na cela onde está "instalado". Supostamente as fotografias foram cedidas por um soldado americano. Este "incidente" acontece na mesma altura que surgem mais notícias de torturas psicológicas em Guantanamo com relatos de desrespeito às convicções religiosas dos prisioneiros (que relembro que nunca tiveram direito a julgamento). Que "moral" terão os EUA para exigir tratamento justo a prisioneiros americanos no futuro? Que vantagem retiram os EUA ao humilhar os seus "inimigos"?


Inside Saddam´s Jail Cell. Tyrant´s in his pants. (Sun)

3 Comments:

  • At 10:55 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said…

    Eis a "pax americana", eis a "moral" americana, eis um grande exemplo justiça de "faroeste" do "cóboi".

     
  • At 4:06 da tarde, Blogger Unknown said…

    A minha primeira ideia foi o de publicar uma notícia semelhante à tua com a imagem que usastes.
    Mas não o fiz. Achei que fazê-lo era colaborar na infâmia.
    Desculpa dizer-to mas acho que não devias ter publicado este artigo.

     
  • At 8:42 da tarde, Blogger Ricardo said…

    O meu objectivo não é ser politicamente correcto. Uma vez que não sou eu a divulgar as fotos acho mais útil chocar as pessoas no sentido a que não se tirem frutos destas estratégias do que deixar passar impunemente acções calculistas de humilhação.

    O meu juízo da situação adapta-se à situação concreta e nesta achei que era mais útil criticar de forma choque a situação que ignorar.

     

Enviar um comentário

<< Home