Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, maio 18, 2005

(412) Páginas Soltas (16): Nos Bastidores de Hollywood, de Mário Augusto




Antes de escrever este post ainda reflecti se esta obra de Mário Augusto encaixava melhor na categoria de revista ou livro. É que apesar do evidente formato de livro todo o seu conteúdo tem mais semelhanças com uma revista do que com um livro. E o mais curioso é que nem é mais semelhante com uma revista de especialidade de cinema mas sim com uma revista social.

Eu não quero fazer uma crítica demasiado destrutiva ao livro porque simpatizo com o seu escritor e porque a leitura nem foi desagradável. O pior são as expectativas que cada um de nós tem ao comprar um livro. Eu esperava conhecer pormenores sobre a carreira de certos actores, sobre o método de interpretação e reflexões sobre o mundo do cinema. Mas o que encontrei foram muitas perguntas de circunstâncias, descrições do humor e simpatia dos protagonistas e o grau de amizade que cada um tem (ou não tem) com o autor das entrevistas. Muito pouco para as expectativas que tinha criado.

Mas tenho que ser justo. O formato das entrevistas a que o Mário Augusto tem acesso (as “junkets”) não permite que as entrevistas saiam dum ambiente ultra controlado. E provavelmente o que o grande público quer saber são as curiosidades da vida pessoal e das filmagens dos protagonistas dos filmes e não entrevistas técnicas sobre a Sétima Arte.

O livro é globalmente leve e de leitura fácil e os direitos de autor revertem para a Fundação do Gil (paralisia cerebral). Inclui também um DVD com 90 minutos.

1 Comments:

  • At 12:33 da tarde, Blogger O Micróbio said…

    Tendo em conta que há quase duas décadas que este conhecido jornalista de televisão integra o grupo restrito daqueles que regularmente convivem com as grandes estrelas do mundo do cinema...

     

Enviar um comentário

<< Home