Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, agosto 12, 2005

524. Página da Candidatura de Rui Rio? Não! Afinal é a página oficial da Câmara do Porto!

Interrompo o regime de férias da política deste blogue (que até Setembro não vai voltar à política, salvo raras excepções) para deixar à análise dos meus caros leitores a página oficial da Câmara Municipal do Porto:

http://www.cm-porto.pt/

Veja-se os artigos em destaque:

Gabinete de Auditoria da Câmara do Porto recebe Certificado de Qualidade

Túnel de Ceuta: Rio propõe que sejam os portuenses a decidir

Rui Rio inaugurou a última artéria de ligação ao Bairro S. João de Deus

IPPAR questiona Obras de Segurança do Bolhão

Agência Internacional de Rating classifica gestão da Câmara como rigorosa e equilibrada

Rui Rio apresentou nova proposta para solução do Túnel de Ceuta

E ainda estas pérolas nas páginas interiores:

Túnel de Ceuta: a síntese de uma história lamentável

Gabinete Inquilino Municipal - Respeitar as pessoas: uma promessa para cumprir.

Gestão autárquica: em três anos a CMP reduziu em 60% a dívida a fornecedores

Rio não trocará a CMP por qualquer cargo governativo

Com a excepção dum artigo (que tem água no bico, leia-se, para o leitor reflectir sobre o "paralisante" IPPAR) pensei, por momentos, que esta era a página da candidatura de Rui Rio à Câmara. Tenho que confessar que foi pura ingenuidade. Já devia estar mais do que habituado a que os recursos públicos sejam usados à vontade do freguês, sem o menor pudor. Já não bastava receber a revista oficial da Câmara (e várias publicações extra com o mesmo tom) a elogiar as proezas financeiras de Rui Rio, agora vejo que o turista que quer visitar a cidade do Porto (as páginas das Câmaras duma cidade são frequentemente utilizadas por turistas) tem que ler a promoção gratuita e exagerada do presidente da autarquia. Eles (os turistas) devem ficar com vontade de importar (ou exportar, conforme a perspectiva) este homem de "qualidade" para as suas Câmaras (a decisão, como no túnel de Ceuta, cabe a si, ilustre portuense)...

Tenho que elogiar Rui Rio num ponto... para quem nada fez de estruturante em quatro anos pelo menos conseguiu abrilhantar uma página virtual com os seus feitos e com as suas eternas discussões com o IPPAR. É mesmo um homem "rigoroso e equilibrado", não acham?

Nota: Não voto no Porto e mesmo que o fizesse não iria votar em nenhum dos candidatos.

Nota 2: Considero, mesmo tendo uma avaliação demolidora do marasmo que foi a gestão de Rui Rio, que o actual Presidente de Câmara foi bem melhor que o seu antecessor Nuno Cardoso já que este deixou de herança um conjunto de contratos que, na minha opinião, foram danosos para a cidade.

4 Comments:

  • At 3:11 da tarde, Blogger H. Sousa said…

    A ausência de comentários a este post pode ser um sinal de cansaço em relação às "personalidades". Sejam elas quais forem. Não há diferenças essenciais entre elas. Tudo quer tacho. E se o sistema o permite, há que mudar o sistema.
    Vou estar ausente por uns dias.
    Um abraço.

     
  • At 11:43 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Viva TNT,

    Há de facto algum cansaço em relação aos abusos dos meios públicos. E pior, alguma indiferença.

    Espero que a ausência seja por boas razões.

    Abraço e até ao regresso,

     
  • At 6:55 da tarde, Blogger bravo said…

    De todos estes 10 títulos, só um me parece tendencioso: "Túnel de Ceuta: a síntese de uma história lamentável". De facto, não havia necessidade.
    Agora os restantes, não me parecem tal. Por exemplo, se o Gabinete de Auditoria recebeu uma certificação de qualidade, se foi inaugurada a última artéria de ligação ao Bairro S. João de Deus, se a Agência Internacional de Rating classificou a gestão como rigorosa e equilibrada, porque é que isso não há de ser noticiado no site da CMP?
    Por outro lado, sou suspeito, por ser militante do PSD/Porto, mas não concordo nada que a CMP não tenha feito nada "estruturante" nos últimos 4 anos. Poderá não ter feito nada de espectacular (o que é bem diferente!), tipo programa Pólis (que foi um somatório de erros que ainda se estão a corrigir). Mas a abertura dos bairros sociais ao resto da cidade (para acabar com a guetização), o acesso das crianças menos privilegiadas do ensino básico ao inglês, à natação ou à informática (para terem as mesmas oportunidades que as mais privilegiadas), a recuperação das escolas primárias (que estavam literalmente a cair), o fim das ilhas municipais (sim, a CMP tinha ilhas!), as obras nas habitações municipais, o fim da hiperlotação em habitações municipais (havia casos de 10 pessoaas a viver num T2), os radares na VCI, a resolução do nó de Francos, as Alamedas de Cartes e 25 de Abril, a não construção no Parque da Cidade, o equilíbrio financeiro da Câmara (fosse assim em todas!), os Gabinetes do Munícipe e do Inquilino Municipal (com uma nova filosofia de atendimento, completamente virada para os utentes), o fim do perdão das multas aos jornalistas (esta nem preciso de comentar, pois não?), ou o início da recuperação da Baixa (mal saiu a lei das SRUs), são bem mais "estruturantes" e positivas que 10 programas Pólis ou 20 cimeiras iberoamericanas. Abraço!

     
  • At 8:20 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Fernando,

    Temos conceitos de cidade bem diferentes. Custa-me viver numa cidade que tem potencial mas que está adormecida. E o poder político esforça-se por a adormecer ainda mais. O Porto não tem, actualmente, nem vitalidade económica, nem social, nem cultural, nem lúdica, nem de entretenimento, e por aí fora. Estamos mergulhados (não só no Porto) pela política sem visão onde só se sabe contar tostões como se fossemos um país de merceeiros.

    Quanto às medidas que anunciaste parece curioso ser um programa de ... esquerda. Algumas dessas medidas, porém, acho que tens uma percepção errada do seu sucesso. Basta trocares impressões com assistentes sociais para te dizerem inúmeras situações em que houve um agravamento dos problemas sociais nos bairros. O gabinete está, de facto, fenomenal e isso dou os parabéns pela iniciativa a Rui Rio.

    Não estás a falar com a pessoa certa quando elogias Rui Rio por ... não ter feito o que outros fizeram de negativo. Nunca tive problemas em criticar a gestão (ruinosa) de Nuno Cardoso. Só acho irónico ficares satisfeito porque não foi tão ... mau!

    Achas "normal" o que se passa na página da CMP. Eu não acho e basta dares uma vista de olhos por várias páginas de Câmaras nacionais e internacionais para mudares de ideias. Fico com a impressão que o Rio é uma máquina de fazer milagres ao ler semanalmente esta página quando todos sabemos que a sua gritante teimosia cria fogos em todos os lados (Antas, Casa da Música, Túnel de Ceuta) quando estes casos podiam ter sido resolvidos sem grandes ondas.

    Bato-me por um Porto Vivo e Dinâmico. E há muitos anos que não sei o que isso é...

    Abraço,

     

Enviar um comentário

<< Home