Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, agosto 09, 2005

519. Álbum de Fotos: Viena (6)

Os meus comentários sobre a organização da cidade de Viena geraram uma discussão que tocou o tema dos transportes públicos (aqui). Vou dar a minha opinião! A rede de Metro é muito eficaz só pecando pela quantidade de linhas que, por vezes, temos que utilizar para percorrer distâncias relativamente pequenas. Essas linhas estão coordenadas (ao contrário de Budapeste) com linhas de eléctrico e autocarros. Todos os transportes são regulares e com os horários expostos. Não tive necessidade, nem uma vez, de recorrer a táxis. Depois há um fenómeno interessante, a cidade está repleta (sublinho repleta) de faixas para bicicletas onde turistas e residentes (por todo o lado e em grande número) se deslocam sem dificuldade. Aliás refiro que há inúmeros locais para alugar bicicletas na cidade.

Resumindo... tudo muito eficaz, simples, sem luxos nem grandezas. Mas é óbvio que há aqui muito investimento tecnológico (pouco perceptível) mas essencialmente de organização. Os meios de transporte não eram particularmente novos mas estavam com um aspecto sempre aceitável e, pelo menos nesta altura do ano, nunca demasiado cheios. Refiro que também há meios de transporte arcaicos e pouco úteis como se pode observar na terceira fotografia ;) .