Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

segunda-feira, dezembro 04, 2006

933. Diário de Viagem (3)

Dia 3: Viena

Recuperei os acentos :)

Passei o tempo certo em Praga. É uma cidade que só vale a pena visitar desta forma, ou seja, para que o excepcional fique na retina.

Descobri que a estacäo - parece que este teclado continua a näo ser 100% operacional para a nossa língua - principal de Praga vai ser renovada a partir de 14 de Dezembro. Atrevo-me a afirmar que bem precisa já que esta parece retirada dum livro do Kafka: confusa e claustrofóbica. A viagem até ao destino foi dura: o comboio tresandava a mofo e em pouco diferia duma sauna.

Curioso foi a "vaga" de "fiscais", uma "invasäo" constante ao camarote. Ora era por causa do bilhete ora era por causa dos documentos de identificacäo ora eram checos ora eram austríacos. Conforme o aspecto das fardas retirava um ou outro documento e cumpri a minha tarefa de forma quase irrepreensível, quase porque, por uma vez, fui "levado" ao engano e "troquei as mäos".

Agora escrevo de Viena. É o último "regresso" desta viagem (em princípio). É uma cidade menos cénica do que Praga mas com muito mais para visitar e rever. Ao contrário de Praga a beleza - e riqueza - dos interiores dos mais variados pontos turísticos rivalizam com a imponencia dos seus exteriores. Ao mesmo tempo é um exemplo de organizacäo, de bom planeamento urbanístico, de mobilidade.

Hoje estive a observar, já que escurece muito cedo, as decoracöes de Natal. Espero que as fotografias nocturnas - que tenho sempre dificuldade em que fiquem bem - estejam aceitáveis.

Näo sei se será desta que vou à famosa ópera de Viena. Os precos näo convidam...

Etiquetas: