Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, dezembro 06, 2006

935. Diário de Viagem (5)

Dia 5: Liubliana

Durante a viagem de comboio com direcčao a sul (Viena - Liubliana) nao consegui desviar o meu olhar da paisagem. Vales e montanhas cobertos dum verde cheio de personalidade - sim, as cores também podem ter personalidade - como que, a cor, pretendesse fazer-se notar. Bosques extensos que se perdem no horizonte. Um nevoeiro que "voa" tao baixo que parece apenas queres esconder os segredos escondidos nas bases das árvores. O toque do homem parece respeitar a imponencia do cenário e, aqui e ali, estavam aldeias pitorescas e com um aparente bom estado de conservačao.

O que nao compreendo, confesso, é que seja necessário efectuar duas paragens de 15 minutos cada em estačoes contíguas para que as autoridades dos dois países fačam o controlo da identificačao. Entre dois países da UE parece-me excessivo.

Chego a Liubliana. Que esperar desta cidade e dos seus arredores? A julgar pelo que li sobre a cidade - mini Praga, Paris em edičao de bolso - nao sei o que esperar. Como vou dedicar alguns dias para confirmar - ou nao - estes preconceitos e como nao tenho referencias sólidas sobre os encantos deste país vou ceder, pela primeira vez durante esta viagem, `a tirania das viagens turísticas organizadas.

Etiquetas:

2 Comments:

  • At 3:37 da tarde, Blogger David Ferreira de Gouveia said…

    Isso é que é vida ....!!! ;)

    E frio e neve para essas bandas ... n te tens queixado mas acho que n deve estar muito calorzinho!?

    As tantas é do casaco novo ...! ;)

    Grande Abraço e Diverte-te

     
  • At 11:05 da manhã, Blogger Ricardo said…

    David,

    O frio nao tem sido tanto como esperava. Praga foi o local mais frio ate agora mas perfeitamente suportavel e ate agradavel para quem tzem que andar bastante.

    Na Eslovenia a temperatura deve estar parecida `a que está aí.

    Nos proximos destinos é que pode estar bem mais frio.

    E biba o FCP ;)

    Abračo,

     

Enviar um comentário

<< Home