Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quinta-feira, dezembro 07, 2006

936. Diário de Viagem (6)

Dia 6: Liubliana

O que escrever sobre Liubliana? Comečo por um facto: a cidade, capital da Eslovénia, é "visitável" em poucas horas. Mas nunca foi tao verdade que o tamanho nao interessa. Liubliana `a noite, ornamentada para o Natal, é, sem exagero, um manjar para os olhos. Deslumbrante. Senti-me como aquela personagem do filme American Beauty que nao aguentava assistir a tanta beleza mas, confesso, nao consigo encontrar semelhancas entre o que vi e um saco de plástico a rodopiar ao sabor do vento. É curioso que a iluminačao é feita em tons de azul e devo dizer que nao fica nada a dever ao vermelho.

Afinal chamar a cidade de mini Praga ou de Paris em edičao de bolso nao é, de maneira nenhuma, depreciativo. Encaixa muito bem na sua beleza concentrada num pequeno espačo.

Preencher alguns dias nesta cidade nao é fácil mas nao encaro como um problema passar uma tarde a olhar para o rio numa amena cavaqueira a beber um vinho branco esloveno. As visitas guiadas, nesta altura do ano, sao limitadas mas vou contornar isso indo directamente aos locais de autocarro. Nao vou conseguir ir `a costa ou a alguns castelos espalhados pelo país ou até `a regiao dos Alpes - fica para a próxima visita - porque vou dar prioridade `as grutas de Postojna (27 Km de grutas), uma das muitas grutas que a Eslovénia tem. Parece contraditório ficar tanto por ver e, ao mesmo tempo, ter dificuldade em ocupar o tempo mas como nao há ligačoes entre os diversos locais a visitar e como as visitas guiadas estao limitadas nesta fase do ano fica complicado fazer percursos elaborados. Como disse haverá uma nova oportunidade...

Nota: Quanto mais viajo mais sinto que é possível, ao mesmo tempo, comer bem e de forma saudável. Ainda nao encontrei uma refeičao - com excepčao duma no MacDonalds - que nao tivesse uma dose generosa (e sempre com múltiplas variačoes) de salada.

Etiquetas: