Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, abril 28, 2013

1185. A Vingança


Achei, continuo a achar, que o regresso de José Sócrates à ribalta política foi prematuro, até diria inadequado. E se do ponto de vista de reabilitação política continuo a achar que apenas veio estimular os anticorpos que contra ele já tinham sido criados. Mas tenho que admitir que do outro ponto de vista, o do ajuste de contas, o seu regresso iniciou uma onda de crispação com o Presidente da República que o próprio subestimou.

A entrevista de Sócrates à RTP foi duma violência inédita contra um Presidente da República em actividade. Ao mesmo tempo deu o seu aval à liderança da oposição que, quando fragilizada, não tem problemas em aceitar esse apoio Socrático à paz interna, com o preço de ter que entrar no comboio do ajuste de contas a Cavaco Silva. E, de repente, assistimos ao inédito: uma oposição sem medo de declarar ruptura com o Presidente da República (veja-se reacção de Seguro ao discurso do 25 de Abril), a criticá-lo abertamente (veja-se por exemplo as palavras da Presidente do PS, Maria de Belém) e até a recorrer ao puro achincalhamento pessoal (veja-se hoje Pedro Silva Pereira).

Este cenário é mesmo degradante. Mas sabem o pior? É que pior que esta vingança orquestrada é que o próprio visado não consegue disfarçar, quando acossado, os seus ódios, a sua parcialidade e as suas preferências. Caiu na armadilha, com o preço da instituição da Presidência da República ficar fortemente fragilizada. A acção de Cavaco Silva fica assim limitada à letra dos seus poderes, porque a magistratura de influência terminou oficialmente com o 25 de Abril.

1 Comments:

  • At 6:29 da tarde, Blogger investigaçãobolama said…

    Procuro informações sobre o naufrágio do navio Bolama ocorrido a 4 de Dezembro de 1991. Investigação jornalistica. Ver Blog: naviobolama.blogspot.pt

     

Enviar um comentário

<< Home