(104) Grão de Areia no Universo (5): Marlon Brando
Don Corleone... The GodFather (AP)
Marlon Brando morreu! O cinema não fica mais pobre porque os últimos dez anos de carreira não foram bons e não sei também se morre um bom homem. Não tenho por hábito avaliar pormenores da personalidade de pessoas que não conheci pessoalmente! É hora de balanço de uma carreira memorável.
Brando fez muitos e bons filmes, teve interpretações doutro mundo. Um Eléctrico Chamado Desejo, o Último Tango em Paris e Há lodo no Cais ficam na minha memória. Mas foi a sua colaboração tempestuosa com Coppola que marcou-me para sempre. A sua caracterização no primeiro Padrinho é assombrosa e deu o peso necessário para que a triologia seja um marco no cinema. O Apocalipse Now é também um filme memorável e só mesmo Brando conseguia dar credibilidade a uma história delirante e a um final caótico. Se Brando não fosse o homem a procurar ninguém percebia porque é que aquele grupo de homens partiu naquela aventura. O seu carisma e personalidade eram magnetizantes.
"I never wanted this for you. I work my whole life--I don't apologize--to take care of my family, and I refused to be a fool, dancing on the string held by all those bigshots. I don't apologize--that's my life--but I thought that, that when it was your time, that you would be the one to hold the string. Senator Corleone; Governor Corleone. [Michael: Another pezzonovante] Well, this wasn't enough time, Michael. It wasn't enough time. [Michael: We'll get there, pop. We'll get there.]"
Don Vito and Michael conversing in the garden
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home