Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, dezembro 05, 2004

(255) Janelas para Outras Opiniões (5): Filosofia Barata


Créditos: http://berique.blogger.com.br/
Posted by Hello



Todos nós temos links nos nossos blogues, para outros blogues. Gosto de chamá-los de Janelas para Outras Opiniões. Há algum tempo que queria retomar este exercício saudável de análise de outros blogues que, só por estarem nos meus links, têm algo que me chama à atenção. Desta vez vou dizer da minha justiça do blogue Filosofia Barata, criado em Fevereiro de 2004.

“O lugar onde todos nós podemos ser filósofos... loucos... e poetas!”

Como o próprio nome indica aqui filosofa-se. Sobre tudo e sobre nada, sempre com humor. Há desde logo um aviso, o de não reproduzir nada sem o consentimento do autor. Espero que o Rafapaim não leve a mal que eu quebre esse princípio para dar exemplos do que estou a falar!

“O melhor de tudo é que para ser uma filosofia barata por vezes nem tema precisa ter… basta ficar falando (aqui escrevendo!) sobre o tema mais complexo ao tema mais simples, talvez até não escrever sobre nada e ocupar um monte de linhas?!

O que será que torna algo em sério e interessante numa teoria, sem ser daquelas que podemos provar com o uso de qualquer ciência??? Não quero acreditar que só as filosofias que se provam são boas… tem lógica descabida e sem nexo que adoro!!!

A filosofia da filosofia é poder ser feita por qualquer pessoa… não preciso adoptar a de ninguém!!! O que é importante para uns pode não ser para outros! Mas aquilo que é importante para todos (maioria) será o “normal”?!?

O normal hoje então devia escrever sobre futebol… será que não sou normal?!? Não me julgo um pseudo-intelectual que critica tudo e todos e que julga que todos são uns ignorantes por não gostarem do que gosto… se a maioria gosta… e se a maioria faz a força… então que se faça a vontade (os gostos pessoais realizo sem chatear ou maçar ninguém!).

Filosofia até pode ser o que acabou de ler!!!“


Nem tudo tem nexo e muitas vezes nem reflecte a opinião do seu autor! Mas aqui não se insulta, apenas há filosofia. E não sai cara porque todos podemos ler e contribuir de forma barata, até diria grátis porque o tempo utilizado a ler este blogue não é tempo perdido! Há outro hábito do Rafapaim, o de comentar quase tudo o que comentaram nos seus posts. Nessa atitude a filosofia ganha outros rumos com variantes bastante imaginativas. Em suma, o blogue é interactivo!

“O meu irmão perguntou-me o que nos acontece quando morremos e eu respondi que somos enterrados debaixo da terra e comidos por vermes. Poderia ter dito a verdade, que a maioria de nós vai para o inferno arder eternamente, mas não queria traumatizar o pequenino.”

Visito este blogue sempre com vontade de contribuir com algo positivo, com mais uma Filosofia Barata. Na maior parte das vezes exercito a imaginação porque fui desafiado, e desafios tão bem lançados como este têm mérito. Desejo que este blogue não tente se reinventar, mas que vá mudando com o seu autor, sempre com o humor que o caracteriza. Este blogue não precisa dos Santanas Lopes para ter piada, simplesmente tem...

3 Comments:

  • At 12:07 da manhã, Blogger rafapaim said…

    Resta agradecer as palavras... foram uns ensaios bem apanhados!!! O consentimento da reprodução dos textos é livre quando indicado o autor... acho que esta bem explícito que sou eu, por isso já não te processo! ehehe! Obrigado pelas visitas... por participares... e pelas tuas iniciativas... Um grande abraço!!!

     
  • At 2:43 da tarde, Blogger Politikus said…

    Grande blog, acompanho-o desde o inicio. Chegou a ser a par comigo o unico que escrevia todos os dias, nos meus tempos de Analfabeto.

     
  • At 10:20 da tarde, Blogger BlueShell said…

    A maior parte das pessoas não compreende a diferença entre SER triste e ESTAR triste!...

     

Enviar um comentário

<< Home