Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

(328) Cenários

Chegou a hora de dramatizar o discurso! Não porque só exista uma solução para o país mas porque temos que reflectir qual é a melhor solução para Portugal antes de votarmos. Ninguém votou ainda e não é justo construir cenários com base em sondagens e intenções de voto mas a verdade é que já há indicações claras do que pode acontecer a 20 de Fevereiro.

1. Já é consensual que Santana Lopes dificilmente vai ganhar estas eleições. Em condições normais diria que na noite das eleições o candidato do PSD, depois de ter sido Primeiro Ministro, afasta-se do PSD abrindo caminho para uma nova liderança. Não estou certo que isso vá acontecer e o PSD ainda vai ter um penoso trajecto até ao regresso à normalidade...

2. Uma dúvida paira no ar. Será que o PS vai ter ou não maioria absoluta? Lanço ainda uma reflexão adicional. O que será melhor para o país? Não sei responder a nenhuma das questões. Mas posso e devo especular sobre isso. Uma maioria absoluta nem sempre é aconselhável e nem sempre é boa para o país. Por exemplo a segunda maioria absoluta do Cavaco foi um enorme retrocesso para o país. Uma maioria relativa também não é necessariamente má já que no primeiro Governo de Guterres houveram importantes avanços estruturais na economia portuguesa. Mas uma maioria relativa também pode ser desastrosa como foi o segundo mandato de Guterres que estragou grande parte do legado deixado pelo seu primeiro mandato. Aparentemente não estou a ajudar nada na reflexão...

3. Aqui entra a análise à futura oposição (com respeito pelas intenções de quem realmente vai votar porque estou a fazer futurologia com base em sondagens). Se houver maioria relativa e o PS só depender dum partido (pode acontecer depender de dois) que reformas pode fazer? Com o PCP e o BE (fora do Governo) só poderá aprovar leis que não choquem com o eleitorado destes partidos. Com o BE haverá sempre um problema resultante deste partido ser um partido anti sistema logo não haverá liberalização de sectores que precisam ser liberalizados e haverá compreensão na estatização dos sectores que o PS quer tornar públicos (Saúde e Segurança Social). Atrevo-me a dizer que isso já está contemplado no programa de Governo do PS e só vai travar outras reformas. Com o PCP como negociar a moderação salarial e cortes na despesa? Parece-me difícil porque o PCP defende o aumento das receitas, não o corte nas despesas. Podia haver um mix de aprovações com o PP a aprovar as medidas liberais e a esquerda a aprovar as medidas sociais. Cheira-me a desastre e pouca clarificação...

4. Há uma grande incógnita numa maioria relativa do PS. Que papel vai representar Paulo Portas? É sempre imprevisível já que a evolução política do PP é irregular e incoerente.

5. Não estou entusiasmado com Sócrates mas tenho a certeza que será um melhor Primeiro Ministro que Santana. Permitam-me esta arrogância porque já tive a oportunidade de conhecer o Santana Primeiro Ministro e só conheci episódios de avanços e recuos e muita confusão quanto ao que quer para o país.

6. Por tudo isto porque não arriscar numa maioria absoluta do PS? Porque não responsabilizar o PS por tudo o que de bom e mau fôr feito a Portugal? Pode correr mal mas se isso acontecer será clarificador. Se houver maioria relativa que políticas podemos esperar para Portugal? Ninguém sabe responder a esta questão, é um verdadeiro tiro no escuro...

Faço um apelo à reflexão! Pela primeira vez faço um apelo tão claro num partido porque estou preocupado que daqui a dois anos haja novas eleições com o país ainda em pior estado que agora. Sabemos a posição de todos os partidos e, nestas circunstâncias, vai ser difícil haver estabilidade. Eu quero apostar na primeira maioria absoluta dum partido de esquerda. Se o PS não conseguir a maioria absoluta haveremos de encontrar novos caminhos de desenvolvimento mas tudo será mais incerto. Quando formos votar também temos a obrigação de reflectir sobre a Governabilidade do país...

A minha escolha está feita. Respeito todos os cenários mas quero que Portugal tenha um rumo clarificador... no dia 20 está muito em jogo... não tenham ilusões quanto a isso! Acima de tudo é importante votar!

6 Comments:

  • At 7:27 da tarde, Blogger arte said…

    Fantástica reflexão e com visão clarificadora. Eu também vou votar!Não deixo que os outros escolham por mim.Arte por um Canudo.

     
  • At 3:57 da manhã, Blogger mfc said…

    Se o PS honrasse o nome... teria o meu voto!

     
  • At 4:07 da tarde, Blogger armando s. sousa said…

    A análise feita por ti está correctíssima. Neste momento o fundamental é que todos fossem exercer o seu direito de Voto.Seria importante para o actual momento político, que a abstenção fosse baixa.

     
  • At 4:49 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Eu também vou votar.Sei em quem. Não pela pessoa em si, mas pelo partido em que acredito!

    E deixa-me contar-te uma História:
    - Após a formatura, o meu Pai entrou num determinado organismo. Com esse grupo, entrou também um jovem licenciado, meio tímido, desnorteado, que pôs a cabeça em água a muita gente. Várias oportunidades, lhe foram dadas, mas ele acabava sempre por estragar tudo. Acabou por ser colocado na prateleira, até que um mero acaso, faz com que ele seja colocado num departamento de muita responsabilidade, onde toda a gente ficou chocada com tal nomeação. E, qual não foi o espanto geral, que aquele moço, desorganizado, meio imbecil (como todos o chamavam) veio a mostrar-se o melhor gestor do organismo! Adminar-te-ias se te dissesse quem é. Eu sei, porque ele ainda é da minha família,e até nós nos espantámos! Ainda hoje é um dos mais considerados gestores da cena portuguesa!
    Abraço ;-)

     
  • At 5:49 da tarde, Blogger BlueShell said…

    Muito lúcido este post... Gostei! jinho; BS

     
  • At 7:00 da tarde, Blogger Unknown said…

    Para começar dois reparos. Já há quem tenha votado, os imigrantes, por exemplo... depois essa de achares que o PSD tem de se livrar do Santana para regressar á estabilidade é forte. O PSD actual é o PSD autêntico.
    Depois há um problema básico em toda a discussão sobre a situação económico-financeira portuguesa. O problema não está do lado da despesa, o problema está do lado da receita e, como não se podem esticar mais os impostos, a única solução é aumentar o produto.
    Todo este discurso, em que tu infelizmente participas, de que o problema é a despesa e é necessário poupar, poupar, poupar, não passa do reconhecimento de que a União Europeia é um beco sem saída e, pior, estamos já no fim do beco. Não, o problema, como referi, é aumentar a receita!
    Porque o que houve de mais interessante nesta campanha foi o que não foi dito. Como é possível de que o tema Diogo Infante tenha sido mais importante de que o tema Integração Europeia?
    Sim, porque praticamente nunca se falou de União Europeia nesta campanha.
    E, é este um dos principais problemas de uma maioria absoluta para o PS. Um governo PS de maioria absoluta de nenhuma forma pode sossegar o país. Indivíduos partidários de uma integração europeia Über Alles estão em lugar de destaque. Veja-se o caso do talvez ministeriável Vitorino, cabeça de lista por Setúbal.
    É que a ideia da maioria absoluta é para se ter estabilidade e, a estabilidade máxima é a ditadura...
    Gostaria que o PS ganhasse, mas sem maioria absoluta para ter às canelas o PCP e o BE que lhe travariam alguma da fúria integracionista.

     

Enviar um comentário

<< Home