Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, dezembro 10, 2006

939. Diário de Viagem (9)

Dia 9: Salzburgo

O clima, ontem, näo ajudou a descobrir a cidade. Uma chuva contínua abateu-se sobre Salzburgo. Hoje a chuva parou e a temperatura - que já era baixa - desceu consideravelmente. Ainda bem! Tive assim a oportunidade de assistir à queda de neve nos Alpes da Baviera - local que visitei através duma visita guiada. A neve é de tal forma fofa que parece que estamos a andar sobre algodäo. O frio, confesso, näo me incomoda e desde que näo chova näo ficamos minimamente limitados.

Visitei o que resta do Eagle's Nest (a antiga sala de conferencia de Hitler), a pequena cidade de Berchtesgaden (situada na Baviera) e as Minas de Sal. Mais uma vez estive nas profundezas da montanha mas, desta vez, näo para observar as belezas naturais das grutas mas sim para espiar o trabalho do homem entranhado nos Alpes. Recomendo a visita porque para além de ser extremamente didáctica também é divertida e original.

Já a cidade de Salzburgo é uma pérola. A neve já está visível nos pontos mais altos que rodeiam a cidade e provavelmente vai atingir a cidade em breve. Para além de ter vários edíficios que é indispensável visitar - destaco o Festung Hohensalzburg, fortaleza no cimo do Mönchsberg; a Abadia de São Pedro (imprescíndivel); a Catedral de Salzburgo - a vista sobre a cidade é mágica. Aliás näo é por acaso que Salzburgo é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo.

A opiniäo sobre Portugal é que näo está em alta. O país, infelizmente, está a ficar ligado a uma imagem de pobreza e de poucas perspectivas de desenvolvimento. Os incendios säo a primeira lembranca de Portugal que trespassa a memória de alguns turistas com quem falei. Como contra-argumentar? Falar da beleza do país? Da simpatia e da boa gastronomia? A promocäo ao país näo está, visivelmente, a produzir resultados.

Etiquetas: