Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, abril 20, 2004

20 de Abril de 2004 (8) – Blogs

O que é um Blog? Essa pergunta persegue-me, nem durmo nem respiro... pelos menos como costumava dormir, sem a culpa de não saber algo. Quem é que eu estou a enganar? Durmo todas as noites bem e estou-me cagando para o conhecimento! Mas quero aprender, vivo para aprender (riso demente). Recorro, mais uma vez, à entidade que é o garante do conhecimento em Portugal, a Porto Editora. Desta vez esta generosa entidade que, recentemente descobri que certamente não é judaica (não faz mal, também não sou), nada me respondeu. Fico alarmado, há uma falha na nossa sabedoria colectiva, na própria base de todo o nosso conhecimento. O que a Porto Editora não sabe, Portugal não assimilou. A sua sabedoria virtual, que paira algures entre a Torre do Tombo e a livraria Lello, está incompleta.

Corrijo eu o problema e vou sair das fronteiras virtuais de Portugal. Chego, assim, a uma definição perturbadora, em segunda mão como toda a definição que é sujeita a uma tradução. “Um Blog, também conhecido por Weblog é uma página pessoal na Internet constantemente actualizada. Contém links, comentários e tudo o que quisermos. Novas publicações ficam no topo e antigas em baixo. Blogs podem ser jornais políticos ou diários pessoais, podem focar-se num só tema ou percorrer um universo de tópicos. É extremamente viciante”.

Afinal vou deixar-me destas merdas porque não é nada disto que eu quero! Também não sei o que quero nem interessa. Mas há uma esperança. Informações retiradas da Internet não são fiáveis até passarem pelo cunho pessoal da Porto Editora, por isso toda esta definição irá, concerteza, ser verificada e contrariada com o profissionalismo desta entidade. Apesar desta entidade não gostar de judeus é, verdadeiramente, uma entidade generosa. Classifica Judeu como avarento mas tem um link, logo a seguir, sobre barba-de-judeu onde não poupa nos elogios, “Designação de plantas herbáceas do género Saxifraga da família das Saxifragáceas. A Saxifraga stonolifera é uma erva perene, estolhosa que pode atingir os 60 centímetros de altura e é revestida por pêlos vermelho-acastanhados.”. É um elogio rasgado. Deixa-me mais sossegado e representa uma forma superior de encontrar equilíbrios, duma forma discreta mas avassaladora.

Não sei o que é um Blog nem me interessa! Não cheguei a nenhuma conclusão nem quero chegar. Eu escrevo o que me apetece, sempre guiado pelas sábias palavras da Porto Editora, a única entidade que nunca me engana. A sua sabedoria infinita não tem limites, só tem palavras que desconhece. A sua influência é total, mas não gosta de viajar para fora de Portugal. É omnipresente, mas não vê tudo. É a Porto Editora, carago!