Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

segunda-feira, maio 10, 2004

(39) Mas...

VIOLÊNCIAS SOBRE PRESOS
“Há um documento português, posterior ao 25 de Abril, demasiado esquecido, que retrata uma realidade idêntica àquela que envolve alguns soldados americanos. Chama-se Relatório da Comissão de Averiguação de Violências Sobre Presos Sujeitos às Autoridades Militares, editado pela Imprensa Nacional em 1976. É hoje uma raridade bibliográfica. Algumas das sevícias cometidas são semelhantes àquelas que foram infligidas aos prisioneiros iraquianos, em particular, humilhações de tipo sexual. Nesses comportamentos destacou-se o Regimento de Polícia Militar então dirigido, entre outros, pelo Major Tomé, posteriormente dirigente da UDP.”
José Pacheco Pereira (JPP) http://abrupto.blogspot.com/

E... qual é a conclusão? É condenável mas... não se esqueçam que... aqueles também... não é novidade...

O texto é aqui reproduzido integralmente, sem cortes. Se não era para concluir nada, tudo bem! Apeteceu-te escrever, também a mim apetece-me de vez em quando. Se havia qualquer outra mensagem a passar que não houve coragem em torná-la explícita, tudo bem também, às vezes também falta-me a coragem de chamar os bois pelo nome.

JPP, gostas de bradar aos céus a tua falta de sectarismo, a tua abertura ao politicamente incorrecto. Mas...