Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, maio 12, 2004

(41) Religião (5)

Agnóstico (Ateu na sua forma não militante) ou Ateu Militante? Nem sei o que diga... parece que a minha viagem levanta mais questões que respostas. Por um lado não me esforço em negar a existência de Deus (espero pelas provas, nem que sejam as abstractas que influenciam a mente e a percepção), por outro, também refuto a existência de um ser com estas características.

Acredito “que existe uma certa ordem no Universo (...) Que tem tudo isto a ver com Deus? Eis o grande mistério que nos acompanha durante a vida consciente e que se torna mais insistente e perturbante à medida que nos aproximamos do fim e do nada, de onde viemos... Deus como uma forma superior de energia ou Deus identificando-se com o Universo.” (Mário Soares, Presidente, Maria João Avillez). Há quem defenda que se o Universo é um complexo relógio que pressupõe necessariamente um relojoeiro. Só não sei se esse relojoeiro é consciente, ou se simplesmente toma a forma de regras e leis que criam a ordem Universal.

A Teologia procura explicar as causas iniciais, isto é, a criação do mundo e as causas finais, ou seja, a finalidade do mundo. Responde a estas questões com base em um “deus”. Já os Ateus renunciam esta explicação, rejeitam a solução teológica mas fazem as mesmas perguntas sobre as causas iniciais e finais. Augusto Comte afirmou que os Positivistas(1) não são Ateus porque não se ocupam da teologia, mas sim Emancipados(2). Há a especulação em torno dos temas teológicos, sem a solução da teologia, é a Metafísica, “domínio da filosofia que se ocupa do ser enquanto ser, isto é, dos princípios essenciais do ser e do conhecer”.

Caro leitor, até eu estou confuso! Não vou nem quero continuar a explorar definições que são cada vez mais complexas e contraditórias entre si. Eu não procuro activamente refutar a existência de Deus e muito menos procuro retirar do meu pensamento o raciocínio teológico. Por muito que não acredite em Deus também não tenho explicações “positivistas” para tudo, unicamente nada me foi provado. Sou Agnóstico! É uma negação relativa da existência de Deus, preciso de provas, mas estas não precisam de ser científicas pois a nossa percepção das provas podem ter um cariz espiritual ou teológico. Não descarto a Teologia na minha construção racional do sentido da vida! Sou Agnóstico!

Reflexões finais no próximo post de Religião. Continua...

(1)Positivismo - sistema filosófico de Augusto Comte, filósofo francês (1798-1857), que considera as questões metafísicas inacessíveis aos processos da inteligência, embora as admita, e defende que só é cognoscível o que a observação e a experiência podem verificar; tendência para encarar a vida unicamente pelo seu lado prático e útil.

(2)Emancipados - é quem libertou-se da tutela mental da teologia, é aquele que rejeita a concepção de “deus” e tudo quanto se lhe relacione. Todo positivista é emancipado; todo aquele que rejeita Deus também o é.