Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, julho 06, 2004

(107) Sonhos (1)

De certeza que todos nós já tentamos analisar o significado dos nossos sonhos. A nossa regeneração física e psicológica encerra segredos difíceis de descobrir.

Os nossos sonhos reflectem as nossas preocupações ou estados de espírito que marcaram o nosso quotidiano. Isto acontece de uma forma pouco perceptível mas acontece! Quando conseguimos ter a sorte de analisar os sonhos encontramos pormenores que ilucidam as preocupações presentes nos momentos (ou horas) que antecederam o sono. Os sonhos regeneram não só o corpo como amenizam os males da nossa alma.

Ao sonhar já me aconteceu imaginar um contexto irreal, com a criatividade no seu esplendor, com pormenores quase invisíveis que estão a indicar um caminho para a resolução duma preocupação. Os pormenores reflectem a capacidade do nosso cérebro tentar resolver situações sem perturbar o nosso descanso físico. A regeneração é completa. Por isso a privação do sono pode levar à loucura.

Também já me aconteceu pensar numa pessoa em particular antes de me deitar. Chego à conclusão que cometi um erro de julgamento que afectou a nossa amizade. Sonho com árvores com folhas azuis e um mar verde. De repente, tomo uma decisão e todos aplaudem. Se calhar não quer dizer nada, se calhar estava a precisar de contra balançar o meu erro de julgamento com uma decisão correcta ou aceite. Os aplausos dirigem-se ao meu sentido de justiça, face a uma injustiça cometida.

Quando a febre chega os pensamentos tornam-se caóticos. Sonho com matemática, nada tem sentido mas parto à descoberta da lógica quando ela escasseia.

Conclusão! O sonho regenera a mente e encontra soluções para os nossos problemas. O tempo que dormimos é a garantia que cada dia começa como um novo dia e não como um eternizar dum problema. Preciso de dormir muito!