Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, julho 09, 2004

(109) Formação Pedagógica Inicial de Formadores


Formacao Pedagogica Inicial de Formadores Posted by Hello

Acabei mais uma fase da minha vida! Durante três meses frequentei um curso de Formação Profissional e acho útil deixar aqui umas considerações sobre a experiência. Em primeiro lugar sobre o curso em si! Em alguns aspectos esperava mais do curso mas globalmente acho que é um curso que todos deviam tirar. Permite sermos Formadores mas adicionalmente desenvolve várias competências. Entre elas técnicas pedagógicas de apresentações (em empresas ou a plateias), competências de relacionamento inter-pessoal e competências ao nível dos meios audiovisuais. Incute também métodos facilitadores da aprendizagem duma forma bastante distinta do ensino tradicional.

Queria também deixar uma nota sobre a Formação Profissional como conceito. Durante anos esta ferramenta foi sub-utilizada em Portugal e até alvo das mais variadas burlas. Actualmente o rigor parece-me outro e finalmente as empresas começam a perceber que a valorização séria dos seus Recursos Humanos é fulcral. A Formação Profissional distingue-se doutros cursos porque está orientada para competências específicas do Mercado de Trabalho. Permite dotar os formandos de ferramentas úteis no seu local de trabalho. É também um meio bastante utilizado para reconverter as pessoas que ficam sem trabalho em idade avançada para outras áreas do mercado de trabalho. Por fim permite substituir o ensino geral criando competências orientadas para sectores com falta de trabalhadores.

No aspecto pessoal a experiência é intensa. Um grupo de pessoas vindas de áreas de formação distintas (Economia, arquitectura, Gestão, Engenharia, Psicologia) e com personalidades e experiências de vida bem distintas reúnem-se e vivem em conjunto muitas horas das suas vidas. Hoje acabei a formação, valorizei minhas competências e consegui amigos para a vida (pelo menos assim o espero, o rumo da vida ditará isso). Acima de tudo o contacto multi disciplinar permitiu refrescar conceitos e trocar experiências de vida. Por isso defendo Formação ao longo da vida, nem que seja para abrir os horizontes para o que se passa noutras áreas da sociedade e para valorizarmo-nos pessoalmente e as empresas onde trabalhamos.