(109) Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Formacao Pedagogica Inicial de Formadores
Acabei mais uma fase da minha vida! Durante três meses frequentei um curso de Formação Profissional e acho útil deixar aqui umas considerações sobre a experiência. Em primeiro lugar sobre o curso em si! Em alguns aspectos esperava mais do curso mas globalmente acho que é um curso que todos deviam tirar. Permite sermos Formadores mas adicionalmente desenvolve várias competências. Entre elas técnicas pedagógicas de apresentações (em empresas ou a plateias), competências de relacionamento inter-pessoal e competências ao nível dos meios audiovisuais. Incute também métodos facilitadores da aprendizagem duma forma bastante distinta do ensino tradicional.
Queria também deixar uma nota sobre a Formação Profissional como conceito. Durante anos esta ferramenta foi sub-utilizada em Portugal e até alvo das mais variadas burlas. Actualmente o rigor parece-me outro e finalmente as empresas começam a perceber que a valorização séria dos seus Recursos Humanos é fulcral. A Formação Profissional distingue-se doutros cursos porque está orientada para competências específicas do Mercado de Trabalho. Permite dotar os formandos de ferramentas úteis no seu local de trabalho. É também um meio bastante utilizado para reconverter as pessoas que ficam sem trabalho em idade avançada para outras áreas do mercado de trabalho. Por fim permite substituir o ensino geral criando competências orientadas para sectores com falta de trabalhadores.
No aspecto pessoal a experiência é intensa. Um grupo de pessoas vindas de áreas de formação distintas (Economia, arquitectura, Gestão, Engenharia, Psicologia) e com personalidades e experiências de vida bem distintas reúnem-se e vivem em conjunto muitas horas das suas vidas. Hoje acabei a formação, valorizei minhas competências e consegui amigos para a vida (pelo menos assim o espero, o rumo da vida ditará isso). Acima de tudo o contacto multi disciplinar permitiu refrescar conceitos e trocar experiências de vida. Por isso defendo Formação ao longo da vida, nem que seja para abrir os horizontes para o que se passa noutras áreas da sociedade e para valorizarmo-nos pessoalmente e as empresas onde trabalhamos.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home