Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, agosto 17, 2004

(136) Prostituição: Legalizar ou não? (2)

Os comentários multiplicam-se quando tocamos temas que não têm solução fácil. Mas desenganem-se aqueles que pensem que a situação é a melhor possível.

Sobre a prostituição em Portugal, um interessante artigo de Ana Maria Braga da Cruz
(Presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos da Mulher - CIDM). Defende a mudança da legislação vigente, abordando várias temáticas. Muito interessante.

Outro artigo interessante tem como tema Prostituição, Sexualidade e Sida . Tem uma perspectiva histórica interessante além de abordar o tema da dignidade da mulher e a prostituição.

Por fim destaco mais esta intervenção de Ilda Figueiredo, "Prostituição e tráfico de mulheres - Novas faces de uma velha escravatura". A ler!

Não está em debate a legalização ou não, de facto é uma formalidade para evitar a hipocrisia. O que parece-me importante é não ignorar este problema, dar dignidade às mulheres que praticam esta profissão, combater o crime e a droga, a exploração sexual e a propagação de doenças. Como nota final e respondendo a um comentário ao post anterior, a prostituição masculina é um problema igualmente sério e aí defendo o mesmo. Não concordo com distinções na lei conforme o sexo, mesmo em casos como a Violência Doméstica não deve haver separação na legislação entre agressões feitas por um homem ou por uma mulher.

Repito, não sou especialista no assunto mas parece-me óbvio que há muito a fazer. Que se comece o debate que é dele que podem surgir as melhores soluções.