Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sábado, agosto 07, 2004

(128) Exemplos de Excelência


Finlandia Posted by Hello

- Educação – Finlândia: A sociedade Finlandesa valoriza professores e estudantes e obtém excelentes resultados, a nível mundial, na qualidade do ensino. A discrepância entre o desempenho dos alunos é das menores do Mundo. Algumas das razões apontadas são a exigência dum mestrado aos docentes, a liberdade destes em escolher os manuais e poderem adaptar os programa conforme os interesses e necessidades dos estudantes. Ser professor, neste país, é das profissões mais valorizadas. A Educação é gratuita, mesmo nas Universidades, o que ajuda a explicar que 65% dos Finlandeses vai ou para as Universidades ou para os Politécnicos. Adicionalmente a maioria dos estudantes recebe do Estado até 600€ para cobrir os custos de vida. Curioso é a Finlândia não estar no top internacional de Gastos com Educação (OCDE: $6000 estudante/ano sendo a média dos países da OCDE de $6360 e nos EUA $10240).

- Investigação e Desenvolvimento – Suécia: A Suécia está em primeiro lugar no Top Mundial de países que fazem Investigação e Desenvolvimento (per capita). O segredo parece estar numa das fases mais ignoradas noutros países, o D (Desenvolvimento) onde é dado ênfase nas Instituições Académicas. Estas Instituições assistem as empresas no desenvolvimento de produtos direccionados para o Mercado. A Suécia lidera a Investigação de BioTecnologias (“Medicon Valley”, descrita como “rain forest of biotech start-ups”). O Governo incentiva e há uma cultura estabelecida de inovação. Os “cérebros” são fornecidos pelas Universidades Estatais que também colaboram com as empresas. Estejam atentos à Suécia e à sua florescente (ainda com poucos recursos) Indústria Farmacêutica.

- Desenvolvimento de Software – Estónia: Desde que, em 1991, ganharam a Independência da antiga União Soviética a Estónia tem apostado, com muito carinho, na Indústria de Tecnologias de Internet. O legado Soviético foi bem potenciado, apostando nas capacidades técnicas dos estudantes e na mentalidade de trabalho duro da população (disciplina pessoal no local de trabalho). Esta fusão entre o saber e o fazer tornam os trabalhadores “apetecíveis” para Multinacionais implatadas no país e em países vizinhos. “In terms of technical expertise i have never found anywhere better”, diz Niklas Zennstrom, criador do Kazaa e do Skype.

Exemplos a considerar! É importante um país ter objectivos de longo prazo para tornar as suas políticas coerentes.

Fonte: Newsweek 26 Julho 2004