Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

segunda-feira, julho 26, 2004

(118) Bairro Judeu


Bairro Judeu Posted by Hello

Um dos pontos obrigatórios a visitar em Praga é o Bairro Judeu. Mas porquê obrigatório? Porque os livros o sugerem?

Não posso dizer que não hajam locais interessantes a visitar mas a sensação final é que estou a ser explorado. Passo a explicar! O essencial da visita resume-se ao cemitério e a vários memoriais. Parece-me consensual que este tipo de monumentos tem um objectivo, recordar e não esquecer. Então como explicar que, de longe, os bilhetes para a visita a estes locais tenham sido os mais caros de todos os locais visitados em Praga? Como explicar que, para prestar homenagem a quem morreu, que para observar o que aconteceu e que para ter consciência da quantidade de nomes inscritos nas paredes tenhamos que pagar um valor absolutamente impensável?

Não estou a tentar convencer alguém a não visitar o Bairro Judeu, mas quero deixar bem claro que este tipo de exploração revolta os visitantes. Ainda por cima tudo se encontra reconstruído graças a várias Fundações Americanas, não podendo ser usada a justificação de que necessitam de dinheiro para a reconstrução. Disse!