Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, julho 25, 2004

(117) A decadente Nobreza Europeia


Castelo Sternberk Posted by Hello

Praga é uma cidade que se consegue visitar relativamente depressa. Depois resta explorar os arredores. Fui ao Castelo Sternberk.

Convém referir o caricato da situação. O castelo pertence à família Sternberk há vários séculos onde já teve tempos de glória. Só não pertenceu quando foi nacionalizado durante o regime Soviético. Mesmo assim um dos membros da família lá ficou como guia. Depois da Revolução de Veludo o castelo foi devolvido à já decadente família.

Como velhos hábitos não se perdem ocuparam dois andares do castelo e disponibilizam um para as visitas com algumas interessantes peças da família que hoje em dia já não lhes eram úteis. Esta decadente nobreza vive das visitas dos plebeus que ainda, como sempre, vão alimentando a família com os seus modestos contributos. A parte mais bonita do castelo não pode ser visitada.

Só posso chegar a uma conclusão. Será realmente justo devolver este tipo de bens às falidas famílias que não as sabem nem preservar nem as disponibilizar com interesse? Ou seria melhor simplesmente indemnizar e garantir que todos possam visitar estes castelos totalmente? Só sei uma coisa! É por situações como estas que os Americanos gabam-se que podem chegar à Europa e comprar em saldos um castelito. Disse!

4 Comments:

  • At 7:14 da tarde, Blogger Unknown said…

    Qualquer pessoa com dinheiro pode comprar um castelo.
    Não entendo porque é que isolas os americanos.
    Para mim é igualmente chocante que um americano ou um espanhol ou um italiano compre o castelo de Sternberk.

     
  • At 1:01 da tarde, Blogger Paulo De Figueiredo said…

    A mim não me chocam nada as modernas palermices! Que gente tão chocada. Para mim é mais chocante o Estado Novo depois da segunda Guerra ou o 25 De Abril (tão liberto!) - A fantasia rural do Salazar e a fantasia citadina de um golpe militar em nome da liberdade. Que liberdade? Nem sabem o que fazer com ela!
    De Qualquer maneira se amanhã tiver possibilidade para isso - adquiro um castelito ou um palácio qualquer.
    Thrash untill you die! \!!/
    You mother Fuckers

     
  • At 1:02 da tarde, Blogger Paulo De Figueiredo said…

    A mim não me chocam nada as modernas palermices! Que gente tão chocada. Para mim é mais chocante o Estado Novo depois da segunda Guerra ou o 25 De Abril (tão liberto!) - A fantasia rural do Salazar e a fantasia citadina de um golpe militar em nome da liberdade. Que liberdade? Nem sabem o que fazer com ela!
    De Qualquer maneira se amanhã tiver possibilidade para isso - adquiro um castelito ou um palácio qualquer.
    Thrash untill you die! \!!/
    You mother Fuckers

     
  • At 3:48 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Acho que os Duques de Cadaval deviam encerrar o seu palácio deEvora ao público - dado o seu recheio ser relativamente pobre, mal enquadrado e dar uma imagem muito desvanecida da importância da casa-ducal.
    Penso que apenas a igreja anexa devia estar aberta ao público - e nas suas dependências poderiam mostrar-se os escassos manuscritos, retratos e móveis de interesse.

     

Enviar um comentário

<< Home