Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, agosto 01, 2004

(122) A desastrosa América de Bush


Shame on you, Mr. Bush Posted by Hello

Este post é sobre a desastrosa América de Bush mas também podia ser uma continuação do post anterior porque a América de Bush é a Democracia dos lobbies, é o poder das minorias sobre as maiorias.

A Reuters lança uma notícia alarmante mas tudo menos inesperada! O défice orçamental Americano, ao contrário dos anos Clinton, alcança o recorde de 445 biliões de dólares. Bate o recorde anterior que também pertence a Bush que era de 374 biliões de dólares. Clinton durante anos acumulou dólares tentando aprovar uma gigantesca reforma na saúde e na educação sendo constantemente travado no Senado Republicano. Onde é que Bush foi gastar tanto dinheiro? Na redução de impostos dos mais ricos e nos custos de guerra. Quem ganhou? Os lobbies. Quem voltou a não ser ouvido? Os cidadãos. Quem perdeu? O mundo. Enquanto Cheney e Rumsfeld dão fortunas às empresas que continuam ligados quem pagou? Os cidadãos do Iraque que morrem todos os dias. Ou alguém ainda tem dúvidas que a guerra foi feita sem esgotar todas as vias diplomáticas e todos os tipos de sanções? E alguém tem dúvidas que os pretextos da guerra foram meticulosamente forjados?

Lawrence H. Summers (Secretário do Tesouro da segunda administração Clinton) avisa que a situação Americana vai arrastar o mundo para tempos difíceis. Os EUA estão a pedir mais dinheiro emprestado que a soma de todos os países do mundo. A BTC (Balança de Transacções Correntes) Americana que inclui não só o défice orçamental mas a diferença entre o que os EUA gasta e poupa atingiu um défice de 5% do PNB. O baixo nível de poupança leva a que os Americanos não estejam a pôr o dinheiro a trabalhar para eles levando a um verdadeiro desinvestimento em novas tecnologias e negócios. A dependência de dinheiro externo ultrapassa a dependência energética que Bush tanto tem lutado (com as mãos cheias de sangue) para ultrapassar.

Mais, o FMI (Fundo Monetário Internacional) no seu relatório de Janeiro de 2004 avisa que o défice Americano vai causar subidas nas taxas de juro mundiais nos próximos anos afectando o crescimento global.

O resultado esperado desta política desastrosa é um retrocesso na Globalização e a tendência para um maior Proteccionismo. Numa coisa todos os economistas concordam, mais Proteccionismo atinge seriamente a prosperidade mundial. Conclusão! Só uma, como a Democracia não está a funcionar. Os cidadãos Americanos não queriam esta política, vão pagá-la caro e com eles o Mundo inteiro. Este é o Bush da impunidade, dos favorecimentos, dos lobbies, das torturas, do desastre económico. Mais 4 anos de Bush e eu nem sei onde isto tudo acaba! Como é que chegamos a este ponto?