Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

segunda-feira, dezembro 06, 2004

(256) Janelas para Outras Opiniões (6): Hollywood



Todos nós temos links nos nossos blogues, para outros blogues. Gosto de chamá-los de Janelas para Outras Opiniões. Descobri este blogue há pouco tempo e perdi o contacto com ele, temporariamente, quando mudou de endereço. Este blogue, Hollywood de nome, é gerido por Miguel Lourenço Pereira e já é uma visita obrigatória para quem gosta de estar a par das novidades e críticas da Sétima Arte, como eu!

“Blog-Jornal sobre a 7º Arte. Miguel Lourenço Pereira escreve diariamente tudo o que precisa de saber sobre o mundo do cinema...”

Aqui encontra-se uma compilação de tudo o que está a acontecer no mundo do cinema, desde estreias nacionais e internacionais, notícias, previsões, críticas, Festivais de cinema, biografias e muito mais desde que relacionado com a Sétima Arte. De todos os sítios que visito sobre cinema este parece-me o mais credível e o que é feito com mais rigor. As biografias dos actores e actrizes são sempre bem feitas e demonstram um conhecimento profundo da Sétima Arte. O que acho piada, e já escrevi isso no blogue, é como não conseguimos separar o profissional do pessoal quando descrevemos esta profissão. Faz parte do glamour de Hollywood.


“Cá está!
O HOLLYWOOD é o meu novo blog de cinema.

Um blog que promete marcar a diferença, e um novo espaço para desenvolver o meu trabalho, desde que terminou a minha colaboração com o aparentemente extinto PipocaBlog.

No HOLLYWOOD vão poder encontrar a minha marca pessoal bem vincada. Notícias actualizadas, reviews aos filmes que passam nas nossas salas, análises e algumas surpresas.

Prometo aos meus leitores, principalmente áqueles que, certamente, já me conhecem do longo e bem sucedido trabalho ao leme do PipocaBlog, mais e melhor.

Afinal, nunca Hollywood esteve tão perto...

Miguel Lourenço Pereira”


Eu tenho pouco tempo para estar a par das notícias e estreias da Sétima Arte. Cada vez mais selecciono o que vou ver pela carreira dos actores e realizadores, pelo tema do filme, pela visibilidade que os Festivais de Cinema dão a certos filmes, pelas revistas de cinema e, mais recentemente, habituei-me também a seleccionar o que vejo pelas opiniões e antevisões expressas neste blogue. É um sítio que compila as informações que procuro de forma bastante profissional. Claro que o gosto é algo relativo e nem sempre concordo com as opiniões expressas pelo Miguel. Um dos casos mais gritantes é o inarrável Terminal colocado no Top 10 de 2004 pelo Miguel.

“Termina desta forma a primeira previsão aos Óscares 2004 do Hollywood. Após duas semanas de viagem no complexo mundo da Academia de Hollywood, ficamos a conhecer os favoritos, as desilusões e aqueles que podem vir a surpreender tudo e todos.”

O blogue chama-se Hollywood e, de facto, a grande maioria das críticas centra-se na Sétima Arte produzida nos Estados Unidos da América. Para mim a grande lacuna deste blogue é a pouca atenção que dá, em proporção, ao Cinema Europeu e Internacional. Mas esta chamada de atenção só demonstra que este sítio já é tão profissional que quase já exijo dele o mesmo que exijo das revistas de cinema que compro. O Miguel está de parabéns e este projecto é do melhor que se faz em Portugal. Espero que o tempo que este sítio deve retirar ao seu autor não o faça ter vida curta (o blogue, claro está!), porque já é algo que dei por adquirido e faz muita falta no nosso mercado pobre em iniciativas de qualidade.

1 Comments:

  • At 11:31 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Muito obrigado pela simpática alusão ao Hollywood. Dá-me muito prazer quando as pessoas que são visitantes do meu espaço sentem que ele tem um propósito. Ou seja que retiram algo do meu trabalho. O Hollywood é a manifestação fisica da minha imensa paixão pelo cinema. Como apontei já ao Ricardo a lacuna no cinema internacional e europeu deve-se essencialmente há grande dificuldade que tenho em ver cinema que não nos chega dos Estados Unidos. Não que não esteja atento à evolução do cinema, um pouco por todo o mundo, mas é-me dificil, sozinho, cobrir toda a 7º arte mundial. No fundo eu vejo o Hollywood como uma revista-online. Dividi-o em categorias como se de uma publicação em papel se tratasse de facto e acredito que possam retirar algo do que faço. Por exemplo as previsoes que faço aos óscares, o acontecimento por excelência de Hollywood, têm esse sentido, o de informar as pessoas do que pode acontecer. O único senão do meu trabalho serão eventualmente as criticas, sempre subjectivas e portanto sempre polémicas. Mas eu também gosto de ler opiniões diferentes das minhas para descobrir o outro lado da questão.
    Agradeço mais uma vez a simpática referência e deixo igualmente a minha homenagem a este belissimo blog.
    um abraço

    Miguel Lourenço Pereira

     

Enviar um comentário

<< Home