Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

segunda-feira, março 14, 2005

(358) Prisão Perpétua

Perpétuo é para sempre! Implica que vamos morrer na cadeia! Não há vida para além do encarceramento...

O outro dia lia num jornal (provavelmente no Público) que um rapaz de 13 anos foi condenado a prisão perpétua por ter violado uma professora de 30 anos quando tinha 12 anos de idade. Confesso que este caso deixou-me chocado. Para já pelo acto e depois pela pena.

Eu gosto de falar de justiça quando estou no pleno das minhas capacidades racionais. Se algo acontecesse a um familiar meu eu certamente teria outra opinião mas não estaria no pleno poder da minha racionalidade. Por isso vou discutir este caso como ele deve ser discutido, leia-se, à distância.

Custa-me acreditar que uma criança com 12 anos tenha a maturidade sexual e física para dominar desta forma uma adulta. Mas visto que foi condenado tenho que assumir que consegue. Um pré adolescente decidir tomar tal atitude já devia ser suficiente para iniciar uma longa reflexão mas eu não sou psicólogo nem consigo atingir tal complexidade de comportamento. O que eu sei é que não há prisão perpétua em Portugal porque há sempre uma componente que as prisões devem (ou deviam) ter, isto é, a capacidade de regenerar um indivíduo. Uma prisão não é só um local de cumprimento da pena que a sociedade impõe para permitir que esta funcione com alguma normalidade e que possa defender um certo estilo de vida. Há também a obrigação do Estado acreditar no ser humano e fazer uma tentativa de regeneração.

O caso toma outras proporções quando é um menor que é condenado a prisão perpétua. Surgem-me algumas dúvidas: O crime merece uma pena eterna? Este menor não tem capacidade de regeneração? A adolescência não provoca alterações profundas na maneira de agir e pensar?

São reflexões que devemos ter antes que estas situações cheguem à discussão pública de forma irracional e baseadas num caso particular!

2 Comments:

  • At 11:38 da manhã, Blogger pindérico said…

    Diz-me a minha sensibilidade que a pena deve ser sempre oportuna e exemplar, mas não radical. A pena não pode ser a "vingança" da sociedade!

     
  • At 4:39 da tarde, Blogger Unknown said…

    Vivemos cada vez mais num mundo de terror.
    Estamos constantemente em perigo, é a Al-Qaeda, são os pedófilos, são os voladores, etc., etc.
    Neste caso, se tinha de condenar alguém a prisão perpétua era a professora...
    Olhem bem para o absurdo da história. Se fosse o Jorge Ritto que tivesse ido para a cama com um miudo de 12 anos era um horrendo caso de pedofilia em que um elemnto do "sistema" tinha violado uma criança de 12 anos deixabdo-a marcada para toda a vida.
    Mas no caso em apreço não, foi um machista de 12 anos que violou uma respeitavel professora e por isso é condenado a prisão perpétua!
    Mas em que raio de sociedade em que vivemos?
    Precisamos do men's lib...

     

Enviar um comentário

<< Home