Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sábado, março 05, 2005

(350) Sala de Cinema - Fantasporto 2005: Appleseed, de Shinji Aramaki



Nos últimos dias o meu computador parece que já está a antecipar o Apocalipse (que os japoneses tanto gostam de explorar nos seus filmes) e tem-se recusado a colaborar. Torna-se difícil actualizar o blogue quando a máquina parece ter mau feitio e resolve tirar uma licença sem aviso prévio. Até resolver o problema as actualizações vão ser menos frequentes.

Não sou conhecedor do universo animé e arrisquei ir ver este filme após uma mudança de última hora na programação do FantasPorto. Ainda por cima o profissionalismo da organização nas legendagens continua a não ser famoso! Foi um choque quando as legendas apareceram em espanhol em vez das anunciadas legendas em inglês. Os astros pareciam estar alinhados para uma noite de desilusão no "Fantas". Mas salvou-se o filme...

Appleseed está visualmente estonteante, tem uma história equilibrada e que tenta não ser previsível (nem sempre consegue), uma banda sonora desequilibrada mas adequada ao tipo de história e uma mistura de animação digital com animação tradicional que até funcionou bastante bem. Não acho que seja um filme tão bom como Final Fantasy mas teve qualidade suficiente para despertar a minha curiosidade por este género cinematográfico.