Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, março 13, 2005

(357) Tomada de Posse do XVII Governo Constitucional

Tenho optado por não discutir a composição do Governo e alguns sinais que tem transmitido porque qualquer argumento nesta altura resulta numa inevitável redundância. Mas talvez seja a hora certa de deixar aqui alguns apontamentos:

Impostos: Já estou habituado a que nas campanhas eleitorais os políticos tenham um comportamento completamente demagógico. Até por isso olhei para a contenção de Sócrates nesse período como um bom sinal. Mas houve uma tentação que o nosso novo Primeiro Ministro não conseguiu resistir. Prometeu que os impostos não iam subir e que não ia fazer o mesmo que Durão Barroso fez em 2003 ao prometer um choque fiscal e acabar por subir a taxa máxima do IVA. No actual contexto económico não podemos nem devemos prometer quase nada. Ao ter feito aquela promessa e apesar de estarmos todos de acordo que os impostos não devem ser agravados, a única coisa que Sócrates fez foi retirar um instrumento ao país que ainda pode ser necessário. Não fico chocado com as palavras do nosso novo Ministro das Finanças mas sim com o comportamento demagógico dos nossos políticos em campanha eleitoral.

Composição do Governo: Este Governo tem, desde logo, um defeito inultrapassável. Parece um grupo de homens numa sauna com apenas duas mulheres a trazerem as toalhas. Não consigo compreender esta opção de só ter colocado duas mulheres como ministras e quatro como secretárias de Estado.

Algumas notas sobre os novos ministros: Eu adoro ouvir as críticas e os elogios aos Governos. Ou têm pouca experiência política, ou pouca competência técnica ou se tiverem as duas, todos criticam os potenciais choques de personalidade. Estes tipos de análise são ridículos e sempre prematuros. É claro que vai haver algum velho do Restelo que vai acertar mas os profetas da desgraças e das bonanças acertam tantas vezes como falham. O importante vai ser analisar o desempenho do Governo e a sua capacidade reformadora. Nos próximos seis meses já vamos poder tirar muitas conclusões. O que eu tenho são expectativas, umas boas e outras más... mas não vou, para já, escrever sobre isso.

Tomada de Posse: É positivo verificar que temos capacidade de mudar o que já é obsoleto. O “beija mão” e o “beija povo” era ridículo e enviava um sinal distorcido do papel dos políticos. Estes não devem ser venerados nem influenciados e reduzir a Tomada de Posse ao juramento, discursos e passagem de testemunho parece-me um bom sinal.

Discurso na Tomada de Posse: Sampaio já não tem mais influência política e por isso nem ouvi o seu discurso. Sócrates fez um discurso pouco formal e algo estranho. No meio de muitas orientações e recados ao seu próprio executivo e ao comportamento que deve ter deixou duas propostas. Qualquer uma delas é positiva. A dos referendos nos actos eleitorais eu já a tinha defendido aqui e não tenho nada a acrescentar. A venda de medicamentos que não precisam de receita fora das farmácias também é uma guerra que vale a pena ser comprada (mas há que haver cuidado na regulamentação). Sem discutir a justiça das propostas não consigo evitar que surja uma pergunta: será o início dum conjunto de medidas corajosas ou apenas fogo de vista, leia-se, pólvora seca?

Nota: Estou de novo com problemas no computador. Depois de ter formatado o disco instalei o Windows XP SP2, o ZoneAlarm, um Antivírus, o SpyBoot e o browser Firefox. Há dois dias tudo estava bem e não instalei mais nada. Agora apesar da internet estar a fucionar há certas páginas que nem começam a carregar e ficam em branco. Entre elas todos os blogues da blogger (incluíndo o meu) e, por exemplo, a amazon inglesa. Neste momento actualizo o blogue fora de casa e não tenho tempo para actualizar diariamente nem para comentar outros blogues que gosto de visitar mas que não consigo aceder. Não é um problema do firewall e já reinstalei o browser sem sucesso... se alguém souber como eu posso resolver o problema agradecia que deixassem aqui a sugestão ou que a enviassem para o meu mail. Obrigado!

4 Comments:

  • At 7:15 da tarde, Blogger pindérico said…

    Quanto ao computador, o Blogger está mesmo com problemas na edição de posts e comentários... mas não será só isso.
    Sobre o restante, que mais dizer?
    No que se refere aos medicamentos o primeiro impulso é aplaudir, mas importa que sirva para algo mais!
    Bem regulamentado até pode dar para criar postos de trabalho, se for só para pôr nas prateleiras dos supermercados de pouco servirá.

     
  • At 11:47 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Experimenta a utilizar o Internet Explorer em vez do Firefox, para veres se os problemas de carregamento das páginas persistem!

     
  • At 4:57 da tarde, Blogger Sandro said…

    Ricardo, o problema é que o Firefox tem uma certa lacuna a nivel dos pluggins para ver certas páginas. Eu tive o mesmo problema que tu! Utiliza o Explorer de novo, que em princípio resolves isso.
    E atenta às pre-definições do teu anti-virus e do Zone-Almarm também, se ainda tiveres problemas.
    Abraço.
    PS: E que me dizes deste governo PS ser constituido com ex-militantes do PSD,e do PCP, e também do fundador do CDS-PP?

     
  • At 7:14 da tarde, Blogger armando s. sousa said…

    Vamos aguardar para ver. Gostava que o Governo conseguisse combater o lóbi farmacêutico.
    Um abraço.

     

Enviar um comentário

<< Home