Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, junho 29, 2005

475. Grão de Areia no Universo: Emídio Guerreiro



"A liberdade nasce com a aurora da Humanidade, é uma necessidade intrínseca do progresso e caminha a par da dignidade humana. Sem dignidade não há liberdade e por isso as ditaduras não se sustentam a não ser pela força."

"Um homem digno é um homem livre e só se é livre quando se é digno."

3 Comments:

  • At 11:09 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Só dizeres Grão do Universo, dizes tudo.Tal como o Lutz diz que um pequeno gesto individual,no ambiente, pode extrapolar-se para todo Mundo.Afinal. a 1ª ditadura comunista a ser abatida foi em Portugal.Como dizia N.Correia e o M.Soares.

     
  • At 11:23 da tarde, Blogger Ricardo said…

    C. Indíco,

    A expressão "Grão de Areia no Universo" tem um duplo sentido. Significa que somos insignificantes perante o "grande quadro" (por isso devemos ser humildes) e, ao mesmo tempo, que fazemos parte desse "grande quadro" e que, por isso, nunca se sabe até onde podem ir os efeitos dos nossos modestos feitos.

    Isto tudo sem nenhuma conotação religiosa até porque o meu deus agnóstico não permite que se evoque o nome dele em vão!

    Abraço,

     
  • At 4:48 da tarde, Blogger armando s. sousa said…

    Emídio Guerreiro era a História viva do último século em Portugal. Ele assistiu à implantação da República, viu nascer, combateu e viu morrer a ditadura, atravessou duas guerras mundiais ainda teve tempo para combater na Guerra civil espanhola,ainda ajudou na construção do regime democrático em Portugal.Um verdadeiro "combatente da liberdade".

     

Enviar um comentário

<< Home