Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, junho 24, 2005

466. Empresários e Banqueiros

(...) “os empresários também têm que ter outra mentalidade, serem inovadores, não na compra de automóveis ou iates, mas nas suas empresas, arriscando também eles na expansão dos seus negócios, num equilíbrio harmonioso entre os capitais financeiro e humano.
Parece uma contradição, os empresários reclamarem a não aposta dos bancos no Capital de Risco, mas não é, pois empresários e banqueiros, são duas espécies, ou melhor uma espécie, que são vistos frequentemente juntas”

Anónimo

“Quantos empresários é que apostam na inovação, com expressa exclusão de todos os que recebem subsidios para tal?
E esses, que construiram soluções diferenciadas, que receptividade tiveram no mercado nacional?
É que no meu caso, eu consigo vender o meu serviço inovador em qualquer país da Europa, excepto em Portugal.
Por cá preferem investir menos 20% e receberem lixo em vez de um instrumento de gestão.”

Frederico Lucas (do blogue Casa do Professor)

Estes comentários que o "Anónimo" e que o Frederico Lucas colocaram no post "464. Fazia o obséquio de repetir, senhor Presidente?" merecem uma reflexão mais cuidada.

Existirá um “conluio” entre empresários e banqueiros para que todos mantenham o seu “status quo” sem grandes sacrifícios? No fundo o que interessa reflectir é porque é que estas "duas espécies" não têm conseguido trazer mais produtividade ao sector industrial português.

No caso da banca constata-se facilmente que não há a mínima necessidade de arriscar porque apresentam lucros altos, pelo menos para já, no crédito ao consumo e ainda não sentiram necessidade de embarcar em "aventuras" mais arriscadas. É difícil inverter esta tendência num sector que até é inovador mas que racionalmente não sente necessidade de apoiar empresas e tecnologias emergentes. A banca acaba por, duma forma indirecta, proteger os empresários que já existem.

O caso do sector industrial já é mais difícil de explicar. Há muito tempo tive uma "discussão" com o Raio sobre se haveria ou não aversão ao risco por parte dos nossos empresários. Não é fácil medir qualitativamente uma mentalidade até porque os nossos empresários têm um comportamento bastante diferente conforme actuam em Portugal ou no exterior. Mas há claramente deficiências de gestão generalizadas nas empresas industriais portuguesas. A tecnologia importada segue um raciocínio de imitação e não de inovação, há pouca imaginação na penetração do mercado, há pouca diversificação do risco em vários negócios ou em vários produtos no mesmo sector e há uma atitude perante o risco financeiro muito estranha. Muitos empresários tratam as empresas de forma "familiar", isto é, não utilizam devidamente o crédito para investir mas sim os seus capitais próprios. É a lógica do "quem não tem não investe"...

O Frederico sublinha que muitos empresários preferem investir numa lógica pouco diferenciada (note-se que arriscam porque estão a investir mas com um método pouco criterioso). Conheço, principalmente no sector têxtil, quem prefira substituir o equipamento que tem pelo que encontrarem mais parecido. É que, segundo os próprios, as máquinas “novas” devem ser menos fiáveis, precisam de novos engenheiros e de formação e isso assusta-os. Querem é uma “máquina” parecida com a anterior mesmo que isso signifique não melhorar a relação custo/qualidade e mesmo que não permita expandir a produção. Parece que, independentemente da postura perante o risco, há pouca vontade de arriscar no que é diferente e que acham que não podem controlar, o que explica o pouco recurso ao capital de risco!

Há aqui dois problemas! Um é a aparente “protecção” que os bancos dão às empresas tradicionais não favorecendo o surgimento de empresas emergentes através do capital de risco. O outro é o próprio tecido empresarial não recorrer ao crédito de risco. Estão mais preocupado em ir gerindo as suas empresas numa óptica de intuição e segurança em detrimento de arriscar em inovação, tecnologia e recursos humanos. Com esta análise acho que é possível perceber melhor porque é que, a montante e a jusante, não há investimento em capital de risco em Portugal. Também é possível explicar o decréscimo da produtividade industrial. Mais difícil de compreender é se há uma rede informal entre os banqueiros e empresários para que isso aconteça! Qual é a vossa opinião?

16 Comments:

  • At 5:42 da tarde, Blogger Frederico Lucas said…

    É uma verdade. As empresas não apostam nas marcas. E quem aposta ganha. (obviamente que o produto tem que responder às necessidades e estar suficientemente estavel para fazer sentido investir em branding)
    Por outro lado, o Ricardo conhece o sector textil e eu conheço o sector das obras públicas. E posso adiantar algo muito simples: Ninguém duvida que tivemos nos ultimos 20 anos oportunidades unicas nas mais diversas àreas de equipamento social. Remodelação dos aeroportos, duplicação da rede de metro, Barragem de Alqueva, remodelação da rede ferroviária e construção de uma nova rede rodoviária incluindo a maior ponte da europa. Com isto se conclui que os responsaveis destes projectos são homens com bastante conhecimento. Com que idade estão neste momento? 55-65 anos.
    Ora, o trabalho que desenvolvi passa por um sistema de partilha metódica desse conhecimento, face à brevidade da reforma destes técnicos.
    Através de rigorosos registos da actividade.
    As empresas estrangeiras, com destaque para as espanholas, agarram com as duas mãos este projecto. As Portuguesas desconfiam dos danos colaterias que tais registos possam provocar. Será que assumem a sua actividade com preversidade?
    É esta visão do presente sem futuro que me perturba.

     
  • At 5:56 da tarde, Blogger Quico said…

    Parece que nos texteis o resultado está à vista.

    Um abraço

     
  • At 6:22 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Conchita,

    Não percebi muito bem se na primeira frase defendes que devíamos apostar mais nas marcas e menos nas novas tecnologias ou se simplesmente defendes a aposta no branding, independentemente da tecnologia.

    Introduzes algo interessante na discussão, a marca! Eu tenho assistido a iniciativas cada vez mais ambiciosas para corrigir esse problema óbvio em Portugal. Sem dúvida que a falta de marcas que transmitam uma imagem sólida aos consumidores é um dos principais atrasos em Portugal mas onde noto alguma evolução. Provavelmente estás mais à vontade para esclarecer esta questão.

    Quanto à banca concordo plenamente! Esta ao incorporar conceitos como a marca ou imagem na gestão do risco podia sentir-se mais incentivada para promover o crédito ao investimento em detrimento do de consumo.

    ***

     
  • At 6:30 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Frederico...

    O trabalho que desenvolveste parece-me bastante interessante e inovador. Claro que não posso tirar conclusões a partir dum projecto que não conheço em pormenor mas quero aproveitar o teu contributo para reforçar uma ideia.

    Porque é que, apesar de investirmos bastante (ao nível público e privado), não apostamos mais na diversificação, no que não está estandartizado e no que pode potenciar o valor acrescentado apesar da incerteza de tudo o que é inovador?

    No caso em concreto arrisco relacionar a resistência das empresas portuguesas ao teu projecto com o verdadeiro descalabro que sublinhei recentemente nas derrapagens de custos sem controlo nas obras públicas, que certamente levantam imensas suspeitas.

    Obrigado pelo contributo e um abraço,

     
  • At 6:40 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Pedro,

    Obrigado pela visita! No sector têxtil temos uma geração de administradores e patrões que nunca souberam converter um sector vital para Portugal num sector produtivo, com marcas fortes e capaz de competir a nível global.

    E competir hoje em dia não é só ter menos custos mas também apostar num conjunto de tecnologias que implicam não só risco como uma visão do negócio abrangente. Não houve essa visão em Portugal e hoje a indústria resume-se a muito menos que o seu verdadeiro potencial. E depois não foi feita a conversão da indústria para outros mercados alvo mais exigentes como em Itália.

    Agora o futuro do sector é muito mais incerto!

    Abraço,

     
  • At 7:01 da tarde, Blogger Quico said…

    Conheço bem o sector das obras públicas e julgo até que conheço a solução que o Frederico fala.
    O que acontece é muito simples. As entidades públicas, sabendo que podem assumir 30% de custos adicionais (trabalhos a mais) em cada empreitada, idealizam outras obras de baixo valor a incluir nos custos da empreitada "principal". Além disso, têm o responsável máximo do organismo a impor ao empreiteiro uma entrega financeira ao partido no poder.
    Posto isto, imaginem as consequências que pode ter um bom registo da empreitada quando se verifica que até correu exactamente como planeado?
    Mas sobre esse assunto a Maria José Morgado já esclareceu: É o inimigo sem rosto.

     
  • At 1:27 da manhã, Blogger Unknown said…

    Artigo interessante mas que, na minha modesta opinião falha quase totalmente o fulcro do problema.
    O artigo refere que empresários portugueses falham cá dentro mas triunfam lá fora.
    Temos muitos exemplos, desde a PT até à Jerónimo Martins e a Biedronka (Joaninha) que actualmente é a maior rede de supermercados da Polónia.
    O problema não parece estar nos empresários.
    Quanto á banca qualquer acusação é ridícula. A banca portuguesa é das mais eficientes da Europa. Conheço portugueses que emigraram para outros países da Europa e uma das coisas que sentem mais saudades é da eficiência dos nossos bancos.
    O discurso do Sampaio foi ridículo.
    Como referes, porque é que a banca iria arriscar se tem negócio suficiente com os empréstimos imobiliários e outros?
    Assim onde estará o problema?
    Só resta uma hipótese, no sistema que se instalou que permite grandes negócios em actividades seguras e rendosas como o imobiliário mas que nem são as mais úteis para o momento que a nossa economia atravessa.
    E esta hipótese é a que tem de ser considerada. A estratégia de desenvolvimento caracterizada por um liberalismo demasiado e pela sujeição à União Europeia dos poderes que restam ao Estado português levou a esta situação.
    É por aí que temos de agir.

     
  • At 10:37 da manhã, Blogger dinah said…

    por mim culpava a mentalidade pequenina dos maiores responsáveis do sector, de parte a parte. É um meio pequeno, acabam por formar uma espécie de clube instalado não informal, mas muito poderoso. O nepotismo e o tachismo estão intrínsecos em todos os aspectos da nossa cultura.

     
  • At 12:05 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Pedro,

    Escreveste o que eu implicitamente escrevi quando analisei as obras no Porto. E duma forma bastante clara!

    Esse "inimigo sem rosto" é um dos grandes responsáveis pelo gigantesto prejuízo que as obras públicas dão! E claro que depois cria resistências cada vez maiores à fiscalização e à inovação. Chega-se a um ponto que não há nenhum tipo de transparência. Julgo saber que o processo que aflige Valentim Loureiro também abrange o financiamento dos partidos.

    É um dos sectores que muito contribuíu para o desenvolvimento do país mas que também mais desperdício gerou!

    Abraço,

     
  • At 12:19 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Raio,

    Leste o que eu escrevi?

    "O artigo refere que empresários portugueses falham cá dentro mas triunfam lá fora."

    Não disse isto! Disse que se comportam de forma diferente e que isso dificultava as conclusões na análise ao risco! Noutro post já tinha referido o caso polaco em que o modelo exportado não deu resultado numa primeira fase porque os distribuidores pensavam que iam ter lá o poder de mercado que têm aqui. Chegaram à conclusão que lá os agricultores não são simples marionetas e mudaram a forma de gestão. Hoje em dia têm sucesso...

    "Quanto á banca qualquer acusação é ridícula. A banca portuguesa é das mais eficientes da Europa."

    Leste mesmo o que escrevi? Eu referi exactamente isso no post. A única análise que fiz foi que racionalmente os banqueiros não tinham nenhum tipo de incentivo para apostarem no crédito ao risco. Repito: "É difícil inverter esta tendência num sector que até é inovador mas que racionalmente não sente necessidade de apoiar empresas e tecnologias emergentes. A banca acaba por, duma forma indirecta, proteger os empresários que já existem."

    Eu também tenho muito orgulho nos nossos bancos e irrita-me sempre que sejam os "culpados" de tudo. Mas esse relativo sucesso tem prejudicado a necessidade do banco em explorar pequenas componentes do negócio como o crédito ao risco!

    "O discurso do Sampaio foi ridículo."

    Como disse no penúltimo post concordo!

    "É por aí que temos de agir."

    Tenho as minhas dúvidas quanto ao valor acrescentado a prazo desse caminho.

    Como nota final parece-me óbvio que o sector industrial definha em Portugal desde que estamos mais expostos a produtos externos. Não é de hoje! A nossa economia sempre foi pouco competitiva. O que me surpreende é que são nestas alturas que faz mais sentido arriscar e tentar inovar e é isso que me deixa apreensivo porque parece que já aceitamos o nosso destino e quem o escreve somos nós! É possível mesmo com uma economia aberta e uma moeda única sermos competitivos. E é nessa mentalidade que temos de apostar!

    Abraço,

     
  • At 12:29 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Dinah,

    "É um meio pequeno, acabam por formar uma espécie de clube instalado não informal, mas muito poderoso."

    Se existe não percebo como funciona nem que benefícios retira! É que a este ritmo o clube vai acabar com poucas pessoas do lado dos empresários no que toca à produção industrial (não à distribuição).

    Quanto ao tachismo confesso que começa a ter uma relação difícil com os meus nervos...

    Abraço,

     
  • At 4:22 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said…

    Ricardo, relativamente à presunção de inocência, tens razão. Já o "inocentei" :).
    Abraço.
    (desculpa, eu sei que este comentário nada tem que ver com este post)

     
  • At 12:31 da manhã, Blogger Kosovares said…

    Só queria deixar uns pontos de discussão/Comentários acerca do post...

    O conceito de sensibilidade ao risco é extremamente engraçado e enganoso. Há uma opinião mais ou menos consensual que o empresário português é averso ao risco, opinião que pessoalmente não comungo! Ser averso à utilização do crédito (e preferencialmente preferir utilizar capitais próprios) é um factor que potencia o risco (nem que seja dos bens pessoais do empresário e em última análise há uma preferência fiscal em relação aos capitais alheios o que lhe permitiria aumentar a rentabilidade dos capitais próprios via poupança fiscal). A falta de imaginação no investimento é também um factor de propensão ao risco visto que tenta ocupar um espaço no mercado que já está ocupado e logo a rentabilidade esperada decresce significativamente em relação ao investimento inicial que está a imitar... Se juntarmos isto à aversão que as empresas portuguesas ainda têm em relação a financiamentos do tipo leasing (porque é que nenhum empresário se lembra de fazer leasing das máquinas? Se não conseguir trabalhar com elas ou se forem um fiasco, em cenário de incerteza claro, bastava-lhe devolver a máquina) e facturing (prevenindo porventura uma das situações mais críticas actualmente em Portugal, os maus pagadores) que lhe permitiriam fazer algum out-sourcing de actividades que por vezes não tão vocacionados ou que lhe são relativamente caras, chego à conclusão que aversão ao risco não têm, só lhes falta mesmo começarem a jogar no euromilhões com os capitais da empresa na esperança de lhe aumentarem a rentabilidade ;)!!!

    Já agora e por curiosidade, alguém me pode informar se é possível fazer leasing de terrenos? Porque se fôr tá aqui uma excelente oportunidade de negócio ainda não pensada... Isto porque permitiria fazer amortizações de terrenos!!! Já começaria a pensar fazer lease-back da minha casa...

    Abraço

     
  • At 12:41 da manhã, Blogger Kosovares said…

    Cometi uma incorrecção da qual peço desculpa... Se aumentas o risco e diminuis a rentabilidade não és propenso ao risco (a definição exacta implica aumentar simultaneamente o risco e a rentabilidade, no sentido de premiares esse aumento de risco) mas sim simplesmente mau empresário e mereces tudo de mal que te possa acontecer...

    Infelizmente por aqui andamos...

    Abraço

     
  • At 1:29 da manhã, Blogger Kosovares said…

    Agora entusiasmei-me e quando assim é ninguém me cala (sem pretender roubar a imagem de marca do Manuel Alegre). Tive a felicidade de há uns meses atrás ter ido a umas jornadas de marketing do IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing) e reparei num pormenor que muito me preocupa e que considero um gravíssimo erro de raciocínio tanto mais estando tal ligado ao meio universitário português...

    Quero aqui ressalvar que pode não ser explícito (espero que ressalvem essa situação durante as aulas) mas sim implícito visto que não vi cuidado absolutamente nenhum com este problema. O erro de raciocínio muito comum em marketing está intimamente ligado os denominados case studies (eles adoram estrangeirismos... aliás se fosse em português perdia-se muito da ciência de muitas das ciências académicas).

    Os cases studies são falaciosos, levam ao erro sistemático, visto que se baseiam na história. Todas as ciências sociais têm que ter em atenção que as estruturas que norteiam uma determinada actividade estão em constante mutação, portanto não podem (como lá vi de forma sistemática e sem o mínimo cuidado de prevenção intelectual) utilizar um caso de sucesso como regra de sucesso.´

    Achei particularmente engraçado também os clamorosos erros de raciocínio económico o que me leva a pensar que porventura também lhes pode faltar alguma estrutura de raciocínio económico, o que numa área tão ligada à economia pode e deve ser preocupante...

    Lembro-me com bastante clareza a apresentação do responsável da Salsa que me deixou boquiaberto. Ele defendia ardentemente que um dos principais problemas da indústria têxtil era a falta de ligação com o mercado, que desde que tinham apostado na comercialização a viabilidade da empresa tinha aumentado exponencialmente... E eis o exemplo que deu: Se antes produziam umas calças por 5 cêntimos que chegavam ao consumidor, via intermediários distributivos, com preço para venda de 1 euro com lucros de 10 cêntimos (margem de lucro da venda para o primeiro intermediário), ao comercializarem directamente conseguem uma margem de lucro de 95 cêntimos por calça visto que desaparecem os intermediários... Isto é de uma desonestidade intelectual gritante!!! Sem querer discutir os méritos da comercialização porque não é o que está em causa (viabilizou de facto a empresa) não se pode ter este discurso como se não houvesse custos na comercialização... É isto que incutimos aos futuros licenciados do ramo?

    E quanto ao erro de estrutura de raciocícnio só quero deixar uma pergunta no ar: Se todas as fábricas têxteis da área do Vale do Ave, por exemplo, passarem a comercializar directamente junto ao consumidor resolvemos o problema têxtil português?

    Voltando às questões levantadas anteriormente, será que os nossos empresários são aversos ao risco?

    Aversão ao risco é apostar na inovação, na qualidade dos produtos, no melhoramento da estrutura organizativa e na blindagem e robustez da marca, não estas estratégias...

    E para depois não ser acusado de erros na estrutura de raciocínio, é claro que mesmo seguindo este tipo de políticas empresariais muitas fábricas vão fechar na mesma, mas o que interessa é salvar algumas... Tanto que há excesso de pequenas empresas no sector que enforcam as grandes ou as pequenas com potencial de crescimento ou de difenciação de produto, logo a saída de mercado das mesmas até pode ser uma boa notícia para o sector.

    O problema da produtividade não vem só dos trabalhadores, vem também de cima. E depois queixam-se da abertura ao mercado chinês como se esse fosse o problema do sector... O problema do sector é tantos anos depois ainda estarmos a competir directamente com os produtos chineses, o que é no mínimo rídiculo!!!

    E agora calei-me...

    Abraço

     
  • At 7:19 da manhã, Blogger Ricardo said…

    Elogio do Silêncio,

    "Ser averso à utilização do crédito (e preferencialmente preferir utilizar capitais próprios) é um factor que potencia o risco (nem que seja dos bens pessoais do empresário e em última análise há uma preferência fiscal em relação aos capitais alheios o que lhe permitiria aumentar a rentabilidade dos capitais próprios via poupança fiscal)."

    Há um conceito que convém clarificar. Recorrer ao crédito não é necessariamente igual ao recurso ao crédito de risco. Pode-se recorrer ao crédito ligado ao investimento com apenas o risco inerente ao negócio. Quando falo do "défice" de recurso ao crédito de risco não me estou a referir a défices de recurso ao crédito de investimento em geral. Apenas estou a destacar a falta de recurso ao crédito relacionado com noções de inovação, isto é, relacionado com algo completamente incerto porque ainda não está testado e não me estou a referir na proporção entre investimento efectuado por capitais próprios versus capitais alheios.

    "A falta de imaginação no investimento é também um factor de propensão ao risco visto que tenta ocupar um espaço no mercado que já está ocupado e logo a rentabilidade esperada decresce significativamente em relação ao investimento inicial que está a imitar..."

    Concordo! Este argumento serve para sublinhar que para além da discussão se há ou não falta de propensão ao risco há uma fal«ta de visão no investimento!

    (...) "chego à conclusão que aversão ao risco não têm, só lhes falta mesmo começarem a jogar no euromilhões com os capitais da empresa na esperança de lhe aumentarem a rentabilidade ;)!!!"

    A falta de recurso ao facturing ou ao out-sourcing revela ou um certo amadorismo ou um problema de mentalidade uma vez que ou não têm conhecimento destas opções ou que preferem só investir em algo mais "definitivo". Continua a revelar um comportamento pouco propenso ao aumento da produtividade.

    "Cometi uma incorrecção da qual peço desculpa... Se aumentas o risco e diminuis a rentabilidade não és propenso ao risco (a definição exacta implica aumentar simultaneamente o risco e a rentabilidade, no sentido de premiares esse aumento de risco) mas sim simplesmente mau empresário e mereces tudo de mal que te possa acontecer...

    Infelizmente por aqui andamos..."

    Acho que nem tenho que comentar! Por aqui andamos...

    "O erro de raciocínio muito comum em marketing está intimamente ligado os denominados case studies (...) Os cases studies são falaciosos, levam ao erro sistemático, visto que se baseiam na história. Todas as ciências sociais têm que ter em atenção que as estruturas que norteiam uma determinada actividade estão em constante mutação, portanto não podem (como lá vi de forma sistemática e sem o mínimo cuidado de prevenção intelectual) utilizar um caso de sucesso como regra de sucesso."

    Não sou especialista nesta área e presumo que queiras discutir este problema com quem percebe do assunto. Percebo e aceito este raciocínio como válido! A flexibilidade na adaptação aos contextos que se sucedem é um factor que pode promover o sucesso das empresas, disso não tenho a menor dúvida!

    "Sem querer discutir os méritos da comercialização porque não é o que está em causa (viabilizou de facto a empresa) não se pode ter este discurso como se não houvesse custos na comercialização... É isto que incutimos aos futuros licenciados do ramo?"

    Diria que o sucesso está mais ligado a uma estratégia intuitiva que a uma estratégia baseada em raciocínios com uma base técnica estruturada. Terá sido sorte? Não sei! Mas garanto que a repetição sistemática duma estratégia baseada em raciocínios falaciosos não pode ter sucesso no longo prazo!

    "Se todas as fábricas têxteis da área do Vale do Ave, por exemplo, passarem a comercializar directamente junto ao consumidor resolvemos o problema têxtil português?"

    Acredito sinceramente que... NÃO! O problema do Vale do Ave ultrapassa largamente os específicos problemas de comercialização!

    "Aversão ao risco é apostar na inovação, na qualidade dos produtos, no melhoramento da estrutura organizativa e na blindagem e robustez da marca, não estas estratégias...

    E para depois não ser acusado de erros na estrutura de raciocínio, é claro que mesmo seguindo este tipo de políticas empresariais muitas fábricas vão fechar na mesma, mas o que interessa é salvar algumas... Tanto que há excesso de pequenas empresas no sector que enforcam as grandes ou as pequenas com potencial de crescimento ou de difenciação de produto, logo a saída de mercado das mesmas até pode ser uma boa notícia para o sector."

    O medo da falência de empresas não produtivas é "O" problema estrutural da nossa economia! Mas para ser advogado do diabo a protecção de empresas não viáveis também pode favorecer uma transição mais suave para a abertura de empresas mais competitivas. É que ao contrário do que se aprende em Economia oa ajustamentos não são automáticos e são extremamente "caros" ao nível social.

    "O problema da produtividade não vem só dos trabalhadores, vem também de cima. E depois queixam-se da abertura ao mercado chinês como se esse fosse o problema do sector... O problema do sector é tantos anos depois ainda estarmos a competir directamente com os produtos chineses, o que é no mínimo rídiculo!!!"

    Aproveito este comentário final para rematar os meus argumentos de forma lacónica, ou seja, cometemos erros demais em relação ao nosso potencial. Estamos quase iguais a décadas atrás e agora não sabemos como recuperar o atraso. Não evoluímos com o contexto, agora a nossa tarefa é megalómana. E concordo que o problema é de gestão e não tanto dos recursos humanos apesar destes últimos não estarem ao nível que poderiam estar exactamente pelos mesmos problemas de gestão. O teu contributo foi importante para perceber o que está a falhar. A grande questão é: aceitando tudo isto como certo... e agora?

    E agora calei-me...

    Abraço

     

Enviar um comentário

<< Home