Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, junho 19, 2005

460. A Arte biometálica de Giger


(Clique na imagem para ampliar)

Talvez poucos saibam quem é H.R. Giger. Mas após ver os seus desenhos e quadros é fácil associá-lo a um dos maiores monstros da Sétima Arte, o Alien do popular filme de Ficção Científica de Ridley Scott. Giger não só desenhou o Alien como muitos dos cenários da nave que se encontrava num planeta esquecido nos confins do Universo.

A arte de Giger faz-me lembrar uma mistura entre Salvador Dali e David Cronenberg retirando, do primeiro, o contexto surrealista e do segundo a mistura (ou fusão) entre o homem e a máquina. A simbiose entre homem e máquina não é como se de uma prótese se tratasse mas sim duma fusão genética. É uma arte muito negra.

Para quem quiser conhecer mais da sua estranha e pouco consensual obra (colaboração em filmes, mobiliário, joias, quadros) pode consultar estes sítios:

HR Giger - The Official Website

GIGER.COM - HR Giger's official US Site