Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

789. Novas declarações de Souto Moura sobre o inquérito ao "Envelope 9"



"Entendo que natureza e o conteúdo dos factos noticiados permitem e exigem que essas averiguações estejam ultimadas a curtíssimo prazo"
Jorge Sampaio - 13 de Janeiro de 2006

"Independentemente da responsabilidade disciplinar e criminal a que, concluídas as urgentes averiguações em curso, possa haver lugar pelos factos hoje noticiados, também delas tirarei, se for o caso, as adequadas consequências no exercício das minhas competências constitucionais"
Jorge Sampaio - 13 de Janeiro de 2006

"graves violações à reserva da vida privada de dezenas de cidadãos, tornava-se imperioso averiguar da verdade da notícia e daí tirar as necessárias consequências legais e políticas"
Jorge Sampaio - 13 de Janeiro de 2006

"o Presidente da República teve a delicadeza de não lhe estabelecer qualquer prazo para a conclusão do inquérito"
Souto Moura - 20 de Fevereiro de 2006

"é evidente para qualquer pessoa que lida com os tribunais e os inquéritos crime que não faz sentido nenhum fazer um processo e uma investigação a prazo, dizendo que em tal dia tem de estar acabado"
Souto Moura - 20 de Fevereiro de 2006

Vamos colocar este caso no campo da lógica especulativa:

- Se o Presidente da República (PR) já está esclarecido este não achará útil esclarecer o país sobre as "graves violações à reserva da vida privada de dezenas de cidadãos" num "prazo curtíssimo"?

- Se o PR ainda não está esclarecido sobre as tais "graves violações à reserva da vida privada de dezenas de cidadãos" não convirá explicar o que é um "prazo curtíssimo" e, mais importante, se terá a possibilidade de aplicar "as adequadas consequências no exercício das minhas competências constitucionais"?

- Não caberá também ao PR uma explicação sobre a lógica de mandar o Procurador Geral da República (PGR) investigar o seu próprio futuro?

- Se o PGR anuncia que o PR "teve a delicadeza de não lhe estabelecer qualquer prazo para a conclusão do inquérito" então convém que o PR confirme estas palavras para que não fique a sensação que defende em público algo diferente do que diz em privado. Ou será que há dados novos ou que "curtíssimo" é sempre subjectivo? Em qualquer dos casos peço um esclarecimento.

- Se a Portugal Telecom (PT), no próprio dia da publicação da notícia no 24 horas, esclareceu o país não será lógico pensar que só falta esclarecer como esse ficheiro foi parar ao processo e porque foi lá mantido? Já que o PGR, no dia, desmentiu a PT mas voltou logo atrás não é lógico pensar que só falta saber se alguém estudou o ficheiro e, no caso da resposta ser afirmativa, quem decidiu manter lá o ficheiro?

- E, já agora, quando é que Cavaco Silva toma posse? Será que o "prazo curtíssimo" termina no dia seguinte à sua tomada de posse (9 de Março)? Nesse caso porque é que Jorge Sampaio disse que seria ele a retirar "as adequadas consequências no exercício das minhas competências constitucionais"?

2 Comments:

  • At 10:49 da tarde, Blogger lince said…

    é o país que temos... boa semana.

     
  • At 10:49 da manhã, Blogger Rui Martins said…

    Se Cavaco não demitir imediatamente Souto Moura fica também ele submetido ao mesmo pântano de incompetência e laxismo onde Sampaio se deixou atolar e fica logo com uma péssima entrada na Presidência. E eu que já desconfio muito do "professor" ficarei ainda mais danado com a sua eleição. Não que alguém se rale.

     

Enviar um comentário

<< Home