822. Publicação Esporádica
Quem costuma visitar este blogue já reparou que há mais de um mês que a publicação de textos está irregular o que não era apanágio da casa. É uma situação que não posso reverter uma vez que o tempo escasseia cada vez mais. E tenho pena que isso aconteça porque este projecto tem sido, na minha opinião, um excelente espaço para eu consolidar a minha visão sobre o mundo e o homem, ou seja, para obrigar-me a reflectir e a colocar o que eu acredito à prova.
Uma vez que é impossível manter o blogue com o interesse que eu acho que já teve o passo natural seria acabar aqui a minha aventura na blogosfera. Essa decisão, apesar de natural, é difícil e não me sinto, ainda, preparado para a implementar. Por isso vou correr o risco de manter algo num nível de interesse menor do que no passado. Mesmo assim é um risco que quero assumir para poder, esporadicamente, comentar ou aprofundar algum tema do meu interesse, concretizando, para continuar a escrever sobre filmes, livros e política. Vou também republicar alguns textos.
Mesmo não sendo um ponto final é o fim da minha disponibilidade para manter o nível de interactividade que subsistiu até agora com um conjunto de blogues que adoro ler e trocar impressões. As minhas visitas a outros espaços já é, neste momento, reduzida e, infelizmente, vai continuar a ser. Não meço o sucesso deste blogue pelo número de visitas ou comentários – que até foram bem acima das expectativas ao longo deste tempo – mas sim pelo prazer que me deu e pelos pontos de vista que partilhei e que foram sempre desafiados de forma construtiva. Um muito obrigado a todos os que costumam visitar-me e que escrevem com qualidade e coerência. Eu, esporadicamente, vou visitar os blogues da minha preferência.
A mensagem que sempre tentei passar foi uma mensagem de tolerância, de humanismo e honestidade intelectual. Nem sempre é possível mas apesar de os meus valores serem discutíveis são, na medida do possível, honestos. Sou um homem de esquerda mas que não acredita em esquerdas arcaicas que amordaçam a liberdade económica, não sou conservador nem compreendo a intolerância com base na resistência à mudança, o meu humanismo não advém de chantagens religiosas nem de uma moral enviesada mas é algo que cada vez mais valorizo e tento aprofundar e, acima de tudo, acredito que é no confronto civilizado de ideias que se evolui. É assim que o blogue ajudou a definir-me e é isso que quero retirar desta experiência. Como ninguém escreve o seu futuro com uma grande margem de segurança a evolução deste espaço é um segredo que só o tempo vai revelar.
É isto. Continuo aqui a escrever quando o tempo e a vontade o permitirem e sempre disponível para qualquer solicitação que os meus blogamigos fizerem. Assim sendo não é uma despedida mas sim uma diminuição da intensidade da partilha de ideias porque só vou deixar de partilhá-las quando morrer, aqui ou noutro sítio ou doutra forma.
Até já sem esquecer que...
Todos nós temos incertezas, opiniões e reflectimos... a piada da vida é que ninguém tem certeza sobre nada, todos têm uma opinião diferente e todos, ao reflectir, chegam a conclusões diferentes... Viva as nuances da vida, expressas em liberdade!
16 Comments:
At 10:41 da tarde, pedro oliveira said…
O bom da «blogosfera» é a liberdade.
Liberdade para escrever ou para não escrever.
Liberdade para pensar e partilhar.
Gostei do teu comentário sobre futebol, penso quase o mesmo mas gosto de provocar, provocar debates apaixonados e o futebol serve esse objectivo na perfeição.
Um abraço e vai escrevendo.
At 11:23 da tarde, Out of Time said…
Antes um bom texto e uma boa opinião "de vez em quando" que muitos ou de má qualidade. Sou novato por aqui mas gostava de continuar a ler os teus textos, ainda que muitas vezes os critique.
Um abraço e um até quando puderes.
At 12:24 da manhã, Politikus said…
Antes de tudo devo dizer que fico feliz, por não acabares com o blog. Creio que é um bom espaço, com boa critica, sempre construtiva. Concordo contigo quando afirmas que o sucesso de um blog se mede pelo prazer que temos na sua escrita... e mais nada.
At 3:07 da tarde, Anónimo said…
Uma pena, amigo Ricardo...Uma grande pena. Eu vou passando por aqui na expectativa de continuar a ler os bons textos de um dos mais antigos apoios do Devaneios. Um abraço...
At 3:25 da tarde, José Raposo said…
Ricardo, não queremos que te vás embora mesmo que te vejas forçado a reduzir o ritmo.
At 3:49 da tarde, Bruno Gouveia Gonçalves said…
Meu caro colega,
Nem pense numa coisa dessas... Nós por aqui gostamos muito dos seus textos, mesmo que sejam esporádicos... :)
At 4:07 da tarde, Samir Machel said…
Vai passando pelo bitoque para continuarmos as discussões, especialmente económicas.
Abraço
Samir
At 6:20 da tarde, Anónimo said…
ESPORÁDICA é muito melhor que NUNCA ou NADA. Na falta de melhor vamos lendo os ARQUIVOS.
Continua Ricardo.
At 11:04 da tarde, Fernando said…
Subscrevi o blogue. Desse modo não vou deixar de ler os teus posts quando cá forem colocados. É bom ler as tuas opiniões e criticas, sempre bem argumentadas.
At 11:38 da tarde, Pedro Morgado said…
Espero que continues a escrever esporadicamente e que o esporádico seja cada mais regular, a ponto de o blog continuar o que tem sido.
De qualquer forma estaremos por aqui.
Abraço e continua a escrever.
At 12:48 da manhã, Anónimo said…
É pena que deixes de escrever com regularidade. Hoje ganharas mais uma leitora e participante. "Vim cá parar" hoje, por um acaso, por causa de uma pesquisa na net sobre o filme Revolver, do Guy Ritchie. Goste dos artigos e, agora que já postei em alguns, leio este da "publicação esporádica"... =(
bem, de qualquer forma, eu vou passando por cá...
At 12:03 da tarde, José Fernandes dos Santos said…
A falta de tempo é um problema cada vez mais real e intransponível, mas folgo saber que vai aparecer um bom texto e uma boa opinião de vez em quando, que irei lendo sempre que puder.
Um abraço,
At 3:16 da tarde, bravo said…
Espero que continues. Mesmo que com menor frequência, não tenho dúvida que a qualidade vai existir. Abraço!
At 2:39 da manhã, gonn1000 said…
Bom, espero que seja só uma fase passageira e que em breve voltes em força, já percorreste uma caminhada considerável aqui... Seja como for, boa sorte :)
At 2:58 da manhã, Alien David Sousa said…
Se sentes que tens de mudar de rumo tens todo o meu apoio. Eu, que acabei de sair de uma greve. Uma longa história. Contudo, não feches o Blog, foi-me dado a conhecer pelo Pedro Oliveira e desde aí passei a fazer visitas regulares. Gostei do que li.
Fica bem
At 1:47 da manhã, Virginia Pereira said…
Que lindo Ricardo, saiba que suas palavras me emocionaram, porque imaginei que só para mim estivesse difícil manter a frequencia antiga das postagens, mas o seu discirso foi poético, gostei muito da postagem e do blog, que vim por acaso, e não me arrependo!!
Vamos ser amigos desta blogosfera, assim podemos dividir as desventuras dela!! Um abração, boa semana e continue firme porque está lindo!!(Portugal, não???)
Enviar um comentário
<< Home