Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, dezembro 26, 2006

954. Cenas Memoráveis da Sétima Arte: Conversa de café em Heat



Foi em 1995 que Robert De Niro e Al Pacino finalmente contracenaram, no filme Heat - Cidade sobre Pressão, de Michael Mann. Neste filme as personagens que interpretam são antagonistas - o tenente Vicent Hanna (Al Pacino) e Neil McCauley (Robert De Niro) -e conversam calmamente num café na margem de uma auto-estrada de Los Angeles. Após as personagens passarem metade do filme a estudarem-se mutuamente à distância num jogo do gato e do rato, o tenente Vicent Hanna convida o ardiloso Neil McCauley para um memorável café em que até os sonhos são motivo de conversa.

Como curiosidade ambos os actores já tinham sido protagonistas no mesmo filme (Godfather II - Padrinho II) mas as suas personagens não se cruzam no filme. Robert De Niro, no filme, encarna uma versão jovem de Don Vito Corleone, pai de Michael Corleone (Al Pacino). Como as suas personagens "viviam" em épocas diferentes o encontro entre os actores teve que esperar que Michael Mann tivesse a visão de os colocar frente a frente, numa cena de uma simplicidade exemplar, a beber um café e a falarem da vida. Uma cena que se tornou num clássico instantâneo da Sétima Arte.

Etiquetas: ,