Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

994. Jornal da Madeira, análise PWC Consulting

Acerca do polémico financiamento do Jornal da Madeira - relembro que a polémica começou com uma referência do Tribunal de Contas e que já há uma investigação por parte do Ministério Público - encontrei este artigo no Público que faz referência a um estudo encomendado pela administração do jornal à PWC Consulting, já em 2003. Aqui ficam algumas conclusões do estudo:

"ausência de independência política e religiosa, dependência dos subsídios do governo, cultura conservadora, estilo/conteúdo editorial e tiragem desconhecida"

"não é imparcial" [, mas] "um misto de jornal informativo e opinativo com forte influência política"

[Com a entrada em vigor do Código das Sociedades Comerciais,] "a dissolução da empresa poderá ser requerida por qualquer credor"

Esta sucessão de provas de ingerência política na condução do jornal é confirmada, com uma estranha naturalidade, pelo próprio Presidente do Governo Regional (ver aqui). Não será estranho que o Governo Regional detenha e influencie claramente um meio de comunicação social, ou seja, que tenha uma agenda política utilizando recursos públicos? Não será mais legítimo, já que há uma agenda política assumida, que seja o partido que suporta o Governo, o PSD-Madeira, a financiar o jornal através dos recursos que dispõe nos termos da lei?

Parece a oportunidade ideal para sugerir a (re)leitura dum texto que escrevi em 2005: 639. Pontos de Vista - Madeira: Liberdade de Imprensa

"Vê se publicas esta história dando uma porrada no Ministro da Saúde. Este texto confirma o ódio e o desprezo deste Governo Socialista pelos Madeirenses"
Paulo Pereira, assessor de Jardim, no verso da nota escrita por Jardim