Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, abril 27, 2007

1114. Eleições Regionais Madeira 2007 (11): Modelo de Desenvolvimento


O Modelo de Desenvolvimento da Madeira das últimas três décadas é fácil de explicar. A aposta do Governo Regional foi criar um mercado interno mais forte e, para que isso fosse possível, concentrou no sector público, directa e indirectamente, uma percentagem significativa da população. Depois fez do investimento público o motor do emprego e da economia. Este modelo teve a virtualidade de criar um mercado interno que apoiou o tímido sector privado da região e de ter criado investimento reprodutivo (meios transporte, saneamento, habitação, educação).

Este Modelo, porém, está esgotado há pelo menos uma década e também é fácil perceber isso. O sector público, pela sua dimensão desproporcionada da sua utilidade real e da produtividade da economia, tem um peso nos gastos do Estado insuportável. As empresas públicas têm resultados operacionais negativos significativos (só 6 das 35 têm lucro) e a dívida acumulada destas já atinge 1700 milhões de euros. O investimento público da última década deixou, também, de ser reprodutivo (do ponto de vista económico) e acumulam-se as marinas, as zonas balneares, aquários, praças e rotundas. O problema é que uma economia cujo emprego e vitalidade dependem, quase em exclusivo, do sector público, quando está perante limites orçamentais e um considerável endividamento, pode entrar num ciclo depressivo muito significativo.

Esta é a questão central que devia, e não está, a ser discutida nesta campanha eleitoral: que Modelo de Desenvolvimento para a Madeira a partir do dia 6 de Maio?

Etiquetas: ,