Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, junho 01, 2004

(67) A Sociedade e a Natureza Humana

Às vezes ponho-me a pensar! Mas só às vezes, sublinho! Porque será que criamos tantos mecanismos para nos condicionarmos? As sociedades que fomos organizando ao longo do tempo têm inegáveis vantagens. Ninguém, no seu perfeito juízo, ignora ou contesta a importância da Justiça, da Polícia, do Sistema de Saúde, dos Governos (bem... aqui sou capaz de... ), e por aí fora!

Mas toda esta complexa organização que foi sendo criada parece que tem um objectivo de longo prazo, por mais invisível e discreto que seja. Cada vez mais a sociedade condiciona a Natureza Humana, os nossos instintos mais primários e básicos. Será que nós próprios, como espécie, não confiamos nos nossos próprios instintos?

Uma criança é fortemente padronizada pelas nossas fábricas de educação e aquelas que, por alguma razão, não assimilaram as regras padrão de bom condicionamento têm locais especiais de reeducação. Refiro-me aos reformatórios, às prisões ou até aos colégios privados (se a sua família tiver a tradição de bom comportamento social).

No fundo, estamos todos socializados e condicionados. A história, porém, parece proteger quem clama pelo nosso crescente condicionamento social já que o homem tem provado que é auto destrutivo. Mas daqui a uns anos nem podemos mijar como homens contra a parede!!! Ooooppppssss, acabam de informar-me que também já é crime. Vou obedecer, estou bem condicionado!