Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, agosto 24, 2004

(144) Marcos da Banda Desenhada Americana: Os Super Heróis, da criação ao cinema (5)


Memorável... Posted by Hello

O cinema americano está cada vez a produzir mais filmes sobre super-heróis. É puro entretenimento, ninguém espere encontrar qualidade narrativa ou boas representações neste tipo de fime. Mas aceitando a premissa que estamos a ver um filme sem pretensões de ganhar notoriedade pela sua qualidade, podemos analisar estes filmes pela qualidade da história e se segue o espírito da BD original. Com este critério em mente, os resultados têm sido bem distintos.

Comecemos pelas primeiras tentativas de adaptar a BD ao cinema, todas elas de personagens da DC. O melhor exemplo de transição da 9ª arte para a 7ª arte continua a ser os dois filmes do Batman de Tim Burton. Os filmes do Batman são a melhor maneira de analisar como se pode transpor bem e mal uma BD ao cinema, já que os filmes de Joel Schumacher (Batman Forever e Batman e Robin) representam tudo o que não se deve fazer quando se faz um filme baseado em BD. Tim Burton construíu uma boa história, imortalizou personagens nos seus filmes (o Joker de Jack Nicholson, o Pinguim de Danny DeVito e a Mulher Gato de Michelle Pfeiffer), inovou no ambiente gótico e, mais importante, percebeu o que era realmente o Batman. Já Joel Schumacher, pressionado pelos produtores para tornar o Batman mais acessível a crianças, destruíu o franchise, descaracterizou o Batman no meio de tantas luzes e mau gosto.

Pessoalmente não gostei de nenhuma das adaptações do Super Homem. Também nunca gostei muito da personagem, acho pouco credível (mesmo para BD, onde nada é credível) um extraterrestre com o espírito americano. As suas viagens no tempo mudando a órbita da Terra e a maneira “light” e ridícula como foi tratada a personagem trágica de Lex Luthor foram a gota de água. Para esquecer, na minha opinião!

Continua... A nova vaga de filmes baseados na BD...