Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, agosto 20, 2004

(140) Marcos da Banda Desenhada Americana: Os Super Heróis, da criação ao cinema (3)


Dark Knight Returns... Posted by Hello

O que fazer quando os super heróis já não representavam uma nova geração de adolescentes e a anterior já não comprava estas revistas com conceitos simplitas? Os super heróis moralmente irrepreensíveis e os vilões que representavam o mal absoluto saíram de moda. Os “novos” heróis tornaram-se mais adultos, começaram a questionar a sociedade, surge o herói “anti sistema”. Era o fim da inocência do Sonho Americano, era uma América cheia de crime e corrupção que minava este sonho...

A Revolução na BD foi essencialmente da responsabilidade destes dois artistas, Frank Miller (1, 2) e do inglês Alan Moore.

No seu trabalho no Demolidor (DareDevil), o jovem Matt Murdock resolvia à noite o que a Justiça Americana era incapaz de resolver de dia nos seus tribunais. A Justiça sucumbia ao dinheiro dos poderosos, o Demolidor era o vigilante das noites de Nova Iorque, o crime era agora o cancro da sociedade americana e a BD sempre explorou os medos da América. Frank Miller já era conhecido pela sua irreverência, quando em 1986 faz do Batman uma personagem verdadeiramente escura (The Dark Night Returns). Esta obra inspirou Tim Burton nas suas incursões cinematográficas ao Universo da BD (Batman e Batman Returns). Batman era agora um herói complexo, com uma alma negra, vivendo num ambiente gótico, rodeado de crime e violência. Foi o primeiro herói claramente anti-sistema, defendendo os cidadãos com unhas e dentes (ou asas) dos seus Governantes. O mal nasce das entranhas da sociedade Americana, é o Governante, é o homem de negócios corrupto, o mal vem de dentro da América. O "medo" (onde é que já ouvimos isto?) volta a salvar a indústria dos super heróis.

Os métodos radicalizam-se porque a ameaça era impensável. Estes excertos, retirados deste álbum de Frank Miller, entre o “justiceiro” Batman e o “escuteiro” Super Homem (Clark Kent), representam bem o que mudou:

- “You sold us out, Clark. You gave them the power that should have been ours. Just like your parents taught you to. My parents taught me a different lesson... lying on the street, shaking in deep shock, dying for no reason at all. They showed me that the world only makes sense when you force it to.”

- “We could have changed the World… now… look at us… i´ve become a political liability… and you … you´re a joke.”

Actualmente Frank Miller dedica-se à BD “noir” de cariz adulto, como Sin City, que Robert Rodriguez está a converter para o cinema.

Continua... O Decadente Mundo de Alan Moore...