Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, agosto 27, 2004

(146) Marcos da Banda Desenhada Americana: Os Super Heróis, da criação ao cinema (6)


Hulk, de Ang Lee Posted by Hello

O filme mais lucrativo baseado em BD foi o Homem Aranha, de Sam Raimi. A interpretação do espírito desta personagem feita por este realizador, conhecido por realizar filmes de terror, foi a mais correcta e a história e efeitos especiais estiveram à altura desta grande produção. O meu problema com o filme é o seu mercado alvo, tal como a personagem de BD, ser os adolescentes.

Já os dois filmes dos X-Men, de Bryan Singer, são bastante eficazes mas ficam aquém da complexidade com que poderiam tratar do tema da exclusão social. Optam por também piscar o olho ao público adolescente quando a BD já fez essa transição há muito tempo. De qualquer forma a recuperação das lutas pelos direitos das minorias representado por Martin Luther King são exploradas nestes filmes, actualizadas a lutas actuais. Há um representante que defende o domínio duma raça, há um representante que defende a integração e há um representante das minorias revoltadas. O medo pelo diferente é tratado duma forma pedagógica, mas poderia ter ido muito mais longe.

Há muitos exemplos de péssimas adaptações como os inarráveis Daredevil e The Punisher. Maus demais até se só utilizarmos o critério de filme de entretenimento. E eram personagens com muito potencial, principalmente o Daredevil.

Na minha opinião o filme que mais foi injustiçado pelos críticos e pelo público foi o Hulk, do genial Ang Lee. O filme tem sentimento, é o grande “herói trágico”. Esqueçam por momentos que temos um monstro verde a passear pela América e reparem nas personagens bem desenvolvidas, nos planos épicos, na montagem inovadora (e genial) e nas contradições da mente desta versão do “Dr. Jekyll and Mr. Hyde”. Ang Lee é brilhante nos conflitos da alma, na densidade psicológica, nos grandes planos abertos de grande beleza visual. O público alvo era mais adulto, ninguém compreendeu o filme. É o preconceito em relação à BD, é o facto dos super heróis serem um conceito ridículo, é o resultado de tantas más adaptações.

A BD está na moda no mundo do cinema! Que ninguém se esqueça que filmes como o Exterminador Implacável e Matrix são baseados em conceitos desenvolvidos pela BD. O primeiro até é uma adaptação descarada duma história dos X-Men, grupo de super heróis que o próprio Cameron tentou adaptar antes do Exterminador Implacável. Que coincidência, não é! O próprio conceito visual do primeiro filme do Alien foi baseado em storyboards de Moebius, um mestre da BD Europeia.

Em resumo os Super Heróis têm sido uma fuga para os medos dos cidadãos americanos, e as suas tendências reflectem muito a conturbada mentalidade americana. Ninguém imagina os nórdicos, por exemplo, a criarem BD sobre homens de capa a defenderem as cores do país. Na BD actual com a temática de Super Heróis recomendo Brian Michael Bendis (Daredevil, Alias, Powers). Para o futuro vou falar sobre a BD Europeia, a erótica e a Japonesa. A BD não é só uma nova forma de leitura, é uma nova forma de arte (ver Neil Gaiman, Bill Sienkiewicz).


Bill Sienkiewicz Posted by Hello

Fim!

3 Comments:

  • At 10:38 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Gostei.
    Gostei desta viagem pela BD americana e das adptações ao cinema.
    Aguardo os próximos posts.

    X / F

     
  • At 2:03 da tarde, Blogger Politikus said…

    O filme baseado em BD q mais dinheiro rendeu foi o Homem Aranha!!! Sempre pensei q fosse o Batman, afinal eu estava enganado...

     
  • At 3:53 da tarde, Blogger Ricardo said…

    All Time Box Office (U.S.) - TOP 100

    6 Spider-Man SONY $403,706,375 5/3/02
    9 Spider-Man 2 SONY $365,173,462 6/30/04
    30 Batman WB $251,188,924 6/23/89
    49 X2: X-Men United FOX $214,948,780 5/2/03
    65 Batman Forever WB $184,031,112 6/16/95
    99 Batman Returns WB $162,831,698 6/19/92

     

Enviar um comentário

<< Home