Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sábado, agosto 28, 2004

(148) Janelas para outras opiniões (1) – O Fio de Ariana


O Fio de Ariana Posted by Hello

Todos nós temos links nos nossos blogs, para outros blogs. Gosto de chamá-los de Janelas para outras opiniões. Vou analisar aqui o que me leva a visitar regularmente alguns blogs, o que me atraem. Nem sempre é porque concordo com as opiniões, muitas vezes é exactamente pela razão contrária. Mas há sempre algo que me faz voltar, torna-se um link definitivo no meu Blog. As razões para isso acontecer vou explorar no local certo, aqui!

Começo por um Blog que visito regularmente, O Fio de Ariana. Nada melhor para definir o Fio de Ariana do que a citação que nos acolhe no blog.

“Teseu enfrentou o Minotauro, entrando no Labirinto onde este vivia. Ariana, a namorada de Teseu, deu-lhe um grande novelo de um fio finíssimo, para ele ir desenrolando à medida que percorria o Labirinto. Guiando-se pelo Fio de Ariana, Teseu encontrou a saída do Labirinto...”

E de que Labirinto este Blog pretende sair? Do labirinto que o nosso Ensino Superior está submerso. Contra a Burocracia, a Apatia e a falta de qualidade deste, não se esquecendo de enumerar os feitos que este também é capaz. O Hugo trava uma batalha, corajosa e nunca inglória, porque o objectivo é nobre. No seu primeiro post o desafio ficou lançado.

“O Professor João Vasconcelos Costa, no seu blog - Professorices - lançou o desafio para que um estudante universitário criasse também um blog acerca do ensino superior. Bem... Professor não sou... Digamos que sou um mero Aprendiz de Feiticeiro.
Assim, neste blog divagarei sobre o ensino superior e sobre outros labirintos... Mas sempre a pensar em Clio...”


Sem deixar de focar o que realmente o levou a escrever deixa espaço para o seu toque pessoal, humanizando o que quase sempre transborda de questões técnicas. Uma dose de humor é sempre possível encontrar neste Blog.

“O Fio de Ariana continuava com uma crise identitária. Como seu tutor, resolvi sentar-me à sua frente para termos uma conversa. Tentei explicar-lhe que, nesta idade, surgem dúvidas sobre tudo. Mas ele estava mesmo melancólico. Entre um Professorices e um recém-chegado Ensino Superior em Crise, sentia-se com a auto-estima em baixo. Procurei ajudá-lo e sugeri-lhe que falasse de algo que preocupasse os seus colegas da faculdade. O Fio saltou no ecrã e disse com entusiasmo: “-Já sei. Conseguir apontamentos emprestados e fotocópias.” Estava encontrado o tema do dia.”

Criado em 19 de Fevereiro deste ano já focou muitos temas. Não vou destacar nenhum, deixo o prazer da descoberta aos seus leitores. Só desejo uma vida longa a esta modesta contribuição à qualidade do ensino.

Continua... Janelas para outras opiniões...

4 Comments:

  • At 10:07 da tarde, Blogger Politikus said…

    De facto, há sempre blogs que nos cativam, seja pelo conteúdo, pela pessoa q o gere, não se, mas eu volto sempre onde gosto de estar...

     
  • At 1:37 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    rafapaim: acho um gesto interessante e curioso esse de nomear blogs para falar!!! O que nos faz voltar aos mesmos sitios... sei la... acho que no fim ao mesmo sitio sempre vamos dar!!!

     
  • At 4:06 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    olha assuntos do mar? sobre o barco da morte. Se na holanda tb a eutanásia é livre, porque não trazem tb um barco para acabar com a vida, vida de alguns estupidos como mario só-ares e o filho que não é dele, mas que diz ser, porque na altura em a maezinha dele fodeu com o vilaret e engravidou dessa aberração, se o barco da morte estive perto de portugal, ela de certeza que iria abortar o aborto que nasceu.
    cumprimentos de um fascista.

     
  • At 6:12 da manhã, Blogger Ricardo said…

    Ao fascista anónimo:
    Em primeiro lugar eu não disse que concordava com o barco, apenas disse que o assunto foi bem entregue o que só pode ser motivo de bom humor. Em segundo lugar quanto ao Mário Soares e filho, não gosto de usar essa linguagem. Mas há uma coisa que não engana mesmo, o filho é tão parecido com o pai que só mesmo um "gajo" do PP consegue duvidar disso.

     

Enviar um comentário

<< Home