Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quinta-feira, setembro 09, 2004

(161) Janelas para outras opiniões (4) – Polittikus

Este blog (Polittikus) tem uma grande vantagem! Ao contrário do meu especializa-se só numa área, a Política, o que é uma vantagem para não ser vago em tudo, e analisar com outro rigor uma área específica. Por isso não é uma surpresa que seja um sítio muito comentado.

“Política sem côr nem dor. Crítica destrutiva e que nada quer construir.”

O lema é simples. A análise crítica destaca-se à tentação de quem tenta dar alternativas ao que não conhece em profundidade. Com grandes doses de ironia vai comentando o ridículo das prioridades dos políticos. Os políticos são os actores principais deste blog, mas estes não são idolatrados porque estão sempre a esquecer-se da tarefa importante que têm nas mãos. Mas os políticos não conseguem perceber isso, envolvidos em ridículas disputas de afirmação pessoal que fazem-nos esquecer da importância capital da Política na vida das pessoas.

“Começou a época dos incêndios florestais: Santana Lopes só está no poder há duas semanas e o país já esta a arder.”

Este post inicial (27 de Julho de 2004), de quem tem outro projecto nas mãos (porque fico com a sensação de que não é o primeiro blog criado por este bloguista), dá o mote. Críticas curtas, irónicas e mordazes. Muitas vezes não é preciso aprofundar as críticas, basta ridicularizar quem toma decisões com critérios distintos do bem estar social. E não me parece exagerado já que os políticos já não se preocupam em serem respeitados, só em serem conhecidos.

“O que mais impressiona nas "gaffes" de George W. Bush é o ar tranquilo e reflectido com que as comete. Dá ideia que de facto tem noção do que diz.”

“Na entrevista de fundo, que o Primeiro Ministro, concedeu à revista Visão, diz que o seu grande objectivo é vir a ser reconhecido como «o primeiro-ministro do crescimento económico e da justiça social». Creio, que ele primeiro tem de ser reconhecido pelos portugueses como o seu Primeiro Ministro, pois não existiram eleições legislativas...”

Nem sempre estou de acordo com os mordazes comentários mas eles ajudam a relativizar o ridículo da nossa situação, ajudam-nos a suportar o surrealismo da realidade. Não sei se o Blog já atingiu o seu potencial e o seu tom certo mas vai no bom caminho. Vida longa a este Blog que será tanto mais forte quanto mais Santanas Lopes assumirem o poder.

4 Comments:

  • At 8:20 da tarde, Blogger polittikus said…

    Caiu-me tudo, sinceramente não esperava um post's destes. Desde já o meu sincero obrigado, pois acho que não merecia tão rasgadas ilogios. 1 abraço.

     
  • At 9:58 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    rafapaim: polittikus... ou analfabeto sexual... desde algum tempo que acompanho a escrita!!! "Rivalizou" comigo na actualizaçao diaria sempre cheio de humor!!! Agora numa vertante mais seria mas nem por isso sem o mesmo interesse!

     
  • At 1:39 da tarde, Blogger polittikus said…

    Grande Rafapain: o verdadeiro filosofo da vida. Obrigado pelas considerações...

     
  • At 9:26 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Sabias que esse menino "polittikus" era o autor de um dos blogs, mais lido do sapo? O gajo escrevia o analfabeto Sexual.
    Global.blogs.sapo.pt

     

Enviar um comentário

<< Home