Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, novembro 03, 2004

(222) A reeleição de Bush (1): As Ondas de Choque

Dois candidatos, dois caminhos bem distintos! Os Americanos escolheram Bush pelas razões que só a eles dizem respeito. Kerry perdeu por nunca ter tido um rumo claro na política externa, por ser o candidato anti-Bush. O caminho está escolhido, o impacto no mundo vai ser forte.

- Europa: A reeleição foi um balde de água fria na Europa. Muitos líderes europeus, convencidos da derrota de Bush, paralisaram todas as iniciativas diplomáticas no Iraque. Agora a diplomacia europeia fica enfraquecida, quase subjugada, face à estratégia do Presidente reeleito. A única saída para a Europa, se quer ter voz nos próximos tempos, é unir-se. Duvido que consiga!

Ainda sobre a Europa quero sublinhar que, por termos uma única potência no mundo, não temos direito a votar nas eleições internas dessa potência. Querer interferir só fortalece o candidato atacado. A minha humilde sugestão é olhar para dentro e reflectir sobre alternativas para ter peso nas decisões mundiais, não esperar que os outros mudem de opinião. A Europa vive mesmo tempos de completa cegueira e hipocrisia sem saber que posição ter no mundo.

- Portugal: Sampaio tem esperança que o segundo mandato de Bush seja diferente porque já tem a experiência de um mandato. Pergunto-me com frequência se Sampaio ouve o que diz ou se está como os portugueses em geral, já nem tem paciência para ouvir o que diz. Já o Bloco de Esquerda vai ter de mudar de discurso e vai ter que mudar os cartazes demagógicos que tem espalhado pelo país. Sugiro uma reciclagem dos cartazes e a sua transformação em papel higiénico. Mas há outra lição e esta deve ser compreendida por Sócrates. Por pior que Santana pareça ele não pode ser o candidato anti-Santana mas sim uma verdadeira alternativa com convicções claras porque só assim o eleitorado troca o certo (por pior que este seja) pelo incerto.

- Quanto ao Mundo em geral: Vivemos tempos estranhos e perigosos mas não vamos dramatizar. As organizações terroristas perderam com esta eleição a eficácia mediática que tinham. Temos que estar atentos às mudanças de estratégia destas organizações pois estas vão estar mediaticamente enfraquecidas e, logo, mais perigosas porque mais imprevisíveis. O certo é que, tal como estão, perderam visibilidade. É uma oportunidade de ouro para desmantelar estas organizações e haver finalmente a preocupação com as causas destes fenómenos.

A escolha está tomada! Boa Sorte para todos nós! Sem dramatismo...