Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

(317) O Debate (2)

Caricato: Quase vinte minutos a discutir boatos e nem um segundo a discutir Educação, Saúde, Justiça e Europa!

Impostos: Muito estranhas as propostas de Santana Lopes e José Sócrates. Ficamos a saber que a única alteração nas receitas é o combate à evasão fiscal. Santana Lopes falou em baixar alguns impostos o que acho que nem devo comentar. Sócrates não falou na fiscalidade diferenciada que tantas vezes sublinhou que estava no seu programa o que não deixa de ser estranho.

Pensões: Aqui estiveram os dois desastrosos. Aumentar despesa não é saudável nesta fase. Caricata foi a frase de Santana criticando a perspectiva Socialista de ajudar os necessitados e não ajudar na inserção no mercado de trabalho, porque falava-se de ... idosos! Em tom de brincadeira, já estou a ver o meu avô de martelo na mão a ajudar o Estado para poder ser ajudado! Não gosto muito de tiradas demagógicas e aquela do Sócrates que «Não peçam a um socialista para virar a cara para o lado quando existe pobreza», pode ter sido eficaz mas não sou grande adepto.

Função Pública: O debate foi tão averso a compromissos que fico quase sem assunto em todos os temas. Vou destacar o que retirei de positivo dos dois candidatos. Santana Lopes realçou a Central de Compras e deu a entender que ia manter o mesmo número de funcionários (após criticar o Governo Socialista por o ter subido) optando por reorganizar serviços. José Sócrates falou em moderação salarial, em modernização e rejuvenescimento, na redução de efectivos e no combate à burocracia. Muito pouco da parte de candidatos que tinham como obrigação a Reforma da Administração Pública: nada sobre promoções por mérito, prémios de produtividade, concursos nacionais, flexibilização dos despedimentos! Nada!

Continuo a análise no próximo post...

6 Comments:

  • At 12:50 da tarde, Blogger Unknown said…

    Acho que há muita coisa a dizer sobre este debate.
    Este debate foi o espelho da Nação.
    Foi um debate sobre coisas secundárias entre dois homens que aspiram em mandar em coisas secundárias.
    É que o Governo de Portugal cada vez mais é um lugar perfeitamente de segunda linha.
    A política macro-económica está nas mãos de Bruxelas, a financeira está em Bruxelas e Frankfurt, a estrangeira está a caminho de ficar também em Bruxelas, etc.
    O verdadeiro poder está em Bruxelas. A maior função de um Primeiro Ministro português é ser um bom lobista em Bruxelas, de forma a influenciar certas decisões a nosso favor.
    O último Primeiro Ministro que tivemos bom nesta actividade foi o Guterres.
    Santana Lopes é um desconhecido sem nenhum peso internacional, tal como o Sócrates.
    E é por estas razões que eu acho que o debate foi interessante. Mostrou a inutilidade do cargo de Primeiro Ministro!

     
  • At 3:13 da tarde, Blogger Politikus said…

    Análise correcta... Pouco mais há a dizer.

     
  • At 6:24 da tarde, Blogger armando s. sousa said…

    Ricardo, análise correcta.
    As matérias de importância vital, para os portugueses não foram, sequer afloradas.
    Logo para mim, foi um debate nulo.

     
  • At 10:20 da tarde, Blogger mfc said…

    Foi sensaborão, desinteressante e fraquinho.

     
  • At 3:13 da tarde, Blogger boavida said…

    Esse debate não valeu.Eu já o esqueci.
    Cansado de ver tanta informação perder-se e saturado da vida de navegante errante, decidi instalar-me "na mesa do costume" onde terei muito gosto em recebê-lo e oferecer-lhe a bica.
    Apareça. Pelo que conheço de si, penso que vai gostar!

     
  • At 5:34 da tarde, Blogger arte said…

    E tudo continua na mesma!Quem tinha dúvidas sobre os grandes problemas do país vai continuar com elas de tão desinteressante foi o debate.Arte por um Canudo.

     

Enviar um comentário

<< Home