Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, fevereiro 01, 2005

(312) Difícil de comentar!

Após uma ausência forçada de alguns dias regresso às lides bloguistas! Há já algum tempo que ando desapontado pela forma como a liberdade que os blogues conquistaram tem sido utilizada. É tão bom escrever sem regras formais, sem regras morais, sem olhar para o politicamente correcto, sem a obrigatoriedade de identificação. Mas, infelizmente, os blogues também têm aproveitado essa liberdade para insultar, lançar boatos e denegrir a imagem das pessoas sem descanso! Há que reflectir sobre tudo isto até porque este meio refrescante de discutir a vida política (e não só) pode estar a ser seriamente prejudicado pela acção de alguns.

Mas não pensem que são só os blogues que têm contribuído para o degradar da discussão pública. Veja-se Santana Lopes, descrito por Ana Sá Lopes, no Público, após mais um apoteótico comício:

"A pantomina da democracia portuguesa iniciada em Julho passado assume agora foros de irrealidade: o homem já não tem nada para vender. Resta-lhe o currículo conhecido do eleitorado através das "revistas do coração", onde se passeava semana sim semana não - foi casado várias vezes, namorou algumas raparigas. Ontem lançou o mais estranho mote da campanha eleitoral: votem em mim porque eu gosto de raparigas. Chegámos ao patamar que nunca pensámos atingir na política. Só um miserável - e quem é Santana Lopes, neste momento do campeonato, senão um pobre despojado de qualquer bem válido para a polis? - pode utilizar em comícios, como aquele em que ontem participou, com 1000 mulheres, em Braga, o facto de ser aquilo a que se chama, em alguma gíria, "um femeeiro". Já tínhamos visto o absurdo de políticos desesperados a utilizar a estabilidade familiar como argumento de campanha - que foi o que João Soares fez contra o próprio Santana Lopes na campanha de Lisboa. Agora, vem o primeiro-ministro de Portugal rodear-se de mulheres que dizem que ele é "conhecido pela sua natureza sedutora" e "ainda é do tempo em que os homens escolhiam as mulheres para suas companheiras".

O fervor homofóbico é espantoso e quase irreal. Num comício de Lopes grita-se: "Bem hajam os homens que amam as mulheres!". E o primeiro-ministro candidato a novo mandato diz que "o outro candidato tem outros colos" e que "estes colos sabem bem"."


Não tenho por hábito lançar ou alimentar boatos! Resolvi comentar este infeliz incidente porque o nosso Primeiro Ministro resolveu retirar do anonimato dos blogues este assunto e lançá-lo para a praça pública! Tem-no feito das mais diversas formas (os meninos que não brincam, lançar o casamento de pessoas do mesmo sexo para a agenda política, os colos) e faz-me vir aqui, contra tudo o que defendo, dizer também: Basta! Desta vez também ajudo a alimentar um boato porque há um candidato que acha que é interessante discutir isto na praça pública! Não haverá ninguém que cale este senhor?

4 Comments:

  • At 5:28 da tarde, Blogger armando s. sousa said…

    Nunca vi uma campanha mais vil, de crítica destrutiva, tricas pessoalizadas, do que a campanha que está em curso. É triste que, apenas 30 anos após as conquistas de Abril, todo o discurso é ideológicamente vazio.

     
  • At 5:28 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said…

    Santana é, em tudo, um fraco. Só um fraco se comporta como Santana. Esse artigo do "Público", na minha opinião, peca por defeito. A elevação na crítica só é possível com criaturas com o mínimo de elevação.

     
  • At 6:05 da tarde, Blogger Unknown said…

    Comentar esta campanha é participar nela.
    Foi, desculpa a franqueza, o que acabastes de fazer.
    O melhor comentário que se pode fazer a esta campanha é ignora-la.

     
  • At 8:02 da tarde, Blogger pindérico said…

    Para este tipo de confronto só tenho um adjectivo:-desprezível!
    Santana Lopes, que apesar de tudo não é burro,já percebeu que ficar sozinho naquele charco lhe custará muito caro. Daí que tente arrastar para lá o debate (ía escrever "político"!).
    É preciso que fique mesmo só!

     

Enviar um comentário

<< Home