Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

(313) Boatos

Tenho que admitir que tenho estado doente e com pouca vontade para ser politicamente correcto! Recebi alguns comentários interessantes por causa do meu último post sobre as "insinuações" da campanha! Todos a condenarem as declarações de Santana Lopes mas um comentário a chamar à atenção que não devemos alimentar boatos e outro que o próprio também é alvo de boatos.

Eu não tenho por hábito alimentar boatos. Os boatos já correm há meses no meu mail e envolvem situações por demais caricatas. Mas a atitude que eu tive durante meses em que é que contribuíu para que o boato não se espalhasse? Em nada ou em muito pouco! Depois chega a um ponto em que todos sabem, todos discutem mas ninguém pode escrever sobre isso! Ninguém pode criticar ou simplesmente dizer: "o que é que isso interessa"? E depois chega-se a outro ponto em que todos acham-se no direito de insinuar e o copo transborda! Nessa fase quem insinua sabe que o assunto vai chegar à opinião pública mas não quer ser responsabilizado por isso! Parabéns, Santana... chegou à opinião pública! Desculpa, não vou deixar de responsabilizar-te por isso! Já não estou a espalhar o boato, já estou a criticar quem o trouxe à opinião pública!

Mas estarei a contribuir que o boato cresça? Talvez! Por isso também digo aqui preto no branco, confio na maturidade do cidadão português para perceber que mesmo que o boato seja verdadeiro não faz diferença nenhuma no que estamos a discutir, o futuro do país. Se fizer diferença, ainda temos que evoluir muito em termos de mentalidade! E acrescento que duvido que alguém tenha descoberto a existência do boato pelos meus posts, uma vez que só o revelei depois da discussão estar a ser feita nos orgãos de comunicação sexual (leia-se social)! O problema de fundo é que Portugal discute os temas de natureza sexual de forma envergonhada contribuíndo para a ignorância e desinformação. O (pre)conceito só é tão forte porque andamos todos com medo de discuti-lo! Parece que são assuntos que não merecem ver a luz do dia, banidos para programas de serviço público a altas horas da madrugada!

Em primeiro lugar um ponto que é consensual, todos têm direito à sua privacidade! Em segundo lugar ninguém deve nem pode abdicar dela! Por isso o segundo argumento que Santana também é vítima de boatos e eu tenho duplicidade de critérios custa-me a engolir! Santana sempre abriu as suas casas à Caras e eu posso ter chamado à atenção para os perigos disso mas nunca achei que isso dava o direito à invasão de privacidade. Recordo as minhas palavras quando a Folha de São Paulo, há uns meses atrás escrevia sobre Santana:

"Sinceramente acho este tipo de jornalismo dispensável! As palavras que eu utilizaria para definir Santana Lopes seriam incompetente, megalómano, oportunista e incoerente. O que faz na vida privada só a ele diz respeito, o seu serviço público é que deixa muito a desejar e muito dinheiro nos tem custado."

Por isso não será aqui que falarei da vida privada de Santana Lopes. Não será aqui que também vai passar em branco que quem "insinue" não seja responsabilizado! Esta moda recente tem que começar a ter consequências para que pessoas como o Carlos Candal, o João Soares, o Francisco Louçã e o próprio Santana Lopes não se sintam "autorizados" a lançarem a vida privada para a praça pública! E terão todos o mesmo tratamento da minha parte... não alimentarei os boatos e quando e se estes tornarem-se públicos defenderei até ao fim que haja consequências para quem se acha no direito de utilizar isso como arma de arremesso político!

3 Comments:

  • At 10:10 da manhã, Blogger pindérico said…

    O boato é como uma arma bateriológica:-eficaz e repugnante!

     
  • At 12:40 da tarde, Blogger Politikus said…

    Alimentar boatos é das coisas mais cobardes que se pode fazer... Mas quando o boato (acerca de José Sócrates) passa a ter fundamento à luz dos ultimos acontecmentos, dá vontade de perguntar ao menino, quem é o professor universitário de uma Universidade em Paris que divide à cerca de 4 anos um apartamento com o menino sempre que está na cidasde? Acerca da polémica com Digo Infante, não tenho qualquer informação que seja veridica...

     
  • At 2:04 da tarde, Blogger armando s. sousa said…

    O boato é a arma dos vermes sociais.
    Qualquer um pode ser, infectado por estes vermes!

     

Enviar um comentário

<< Home