Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

(336) Sala de Cinema – FantasPorto 2005: Hipnos, de David Carreras Solè



O melhor festival de cinema nacional recomeçou! O FantasPorto tem vindo a ganhar o lugar de um dos melhores festivais do cinema Fantástico sendo uma oportunidade única para visionar as diversas tendências mundiais deste género cinematográfico. Este ano comemora 25 anos! Parabéns!

Apesar de ser uma edição simbólica pelos 25 anos de existência não tem a melhor programação de sempre. Tem-se notado, especialmente nas últimas três edições (que coincidem com Rui Rio ter tomado posse na Câmara Municipal do Porto) um decréscimo nos apoios. Mas o impacto não tem sido significativo na qualidade do festival que aposta cada vez mais na promoção de filmes internacionais com pouca divulgação comercial de cinema fantástico. Além das ante-estreias (destaco Constantine e Sideways) tem uma programação que inclui o melhor do género com produções espanholas, japonesas, coreanas, brasileiras, entre outras. Há também a oportunidade de rever clássicos do terror e fantasia no Pequeno Auditório. Este ano também aposta na venda de DVD´s a preços bastante apetecíveis que até já contou com a minha modesta contribuição ao comprar, a 10€, o filme de terror The Ring (versão original japonesa).

Hipnos é um filme típico de “Fantas”. É um thriller psicológico com suspense e sangue quanto baste. O cinema espanhol tem apostado cada vez mais no cinema fantástico e fiquei impressionado com a qualidade dos cenários, da fotografia e dos actores neste filme. Para filme de estreia David Carreras está de parabéns e promete ter uma carreira deveras interessante. O argumento, como muitas vezes também é habitual neste tipo de filmes, é que deixa a desejar.

Só quem conhece o “Fantas” sabe que este festival tem um ambiente muito próprio e único. Longos anos de vida para este festival...

1 Comments:

  • At 3:27 da tarde, Blogger mfc said…

    Sou visita há já uns anitos.
    É perto e tem garantia de qualidade.

     

Enviar um comentário

<< Home