Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sábado, março 19, 2005

(361) O Papel da Memória



A história tem um papel! Não deve ser reescrita nem apagada porque a memória pode evitar que os mesmos erros sejam cometidos pelo homem!

Ontem foi retirada uma estátua de Franco da Praça San Juan de la Cruz. Não vejo qual é a utilidade desta operação. Não porque sinta algum tipo de admiração pelo "caudilho" mas não é retirando as suas estátuas que vão apagar ou modificar o mal que ele fez.

Em Portugal aconteceu o mesmo! A actual Ponte 25 de Abril não deixou de ter sido construída por Salazar nem há nenhuma razão de fundo para associar esta infra estrutura ao 25 de Abril. A mudança do nome não modificou a história nem serviu para exorcizá-la.

Não estou aqui para criticar estas operações porque sei que deve haver uma enorme carga emocional para justificá-las, apenas não compreendo que sejam úteis. Claro que uma estátua pode representar uma divinização que os espanhóis querem banir mas nunca vão conseguir banir o papel nefasto que Franco teve na história recente espanhola.

O campo de concentração de Auschwitz é um bom exemplo do que estou a tentar defender. A memória é a única arma que dispomos para evitar regressar ao passado...

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home